
A Câmara Municipal de Matosinhos, em colaboração com o Núcleo de Amigos dos Pescadores de Matosinhos (NAPESMAT) comemorou, ontem, Quinta-feira, 31 de Maio, o Dia do Pescador. O programa teve início pelas 10 horas, com uma sessão de boas vindas nos Paços do Concelho. O Vice-Presidente da Câmara, Dr. Nuno Oliveira, presidiu à cerimónia no Salão Nobre, onde se destacaram também as intervenções de Fernando Ferreirinha, Presidente da NAPESMAT, e do Vereador Fernando Rocha.
Esta iniciativa pretende ser uma jornada de intercâmbio e convívio entre as comunidades piscatórias do litoral Norte, em particular de Matosinhos, Póvoa de Varzim e Murtosa, mas também com a presença de pescadores de Espinho, Ílhavo e Vila do Conde onde, apesar da distância geográfica existem inúmeras afinidades, nomeadamente de tipo familiar.
Tal como explicou o Vereador Fernando Rocha, responsável pelo Pelouro da Cultura, na sua intervenção, as comemorações do Dia do Pescador, incluindo diversos momentos culturais, têm também como objectivo divulgar e valorizar esta actividade profissional e a sua memória histórica que estiveram na base do desenvolvimento destas localidades do litoral.
Por sua vez, o Dr. Nuno Oliveira lembrou que Matosinhos foi sempre uma terra de mar, uma terra de pescadores. “E temos orgulho deste código genético”, referiu o Vice-Presidente.
Esta iniciativa surgiu na sequência da comemoração desta efeméride no ano transacto, na Póvoa de Varzim. De acordo com este figurino, que se pretende dar continuidade nos próximos anos, o evento incluiu a presença duma delegação do município que organizou o evento no ano anterior e do município que vai ser responsável pela sua concretização no próximo ano e que será, neste caso, a Murtosa. António Santos Sousa, Presidente da Câmara Municipal da Murtosa, fez questão de fazer parte da delegação do seu município.
Depois de terminada a sessão nos Paços do Concelho, seguiu-se uma visita guiada ao Porto de Leixões, nomeadamente ao Cais Sul, à Pedra do Espinheiro, à Inscrição Comemorativa da visita de D. Luiz I, ao Titan, ao conjunto escultórico evocativo do naufrágio de 1947 e ao Senhor do Padrão.
A Inauguração das exposições “Caixa da Memória: Tributo aos homens que foram ao bacalhau” e “A expedição do Argus”, no Auditório Infante D. Henrique, na APDL foi outro dos momentos altos do programa.
Foi ainda assinado um protocolo entre o Sindicato dos Trabalhadores da Pesca do Norte e a Câmara Municipal de Matosinhos relativo ao depósito da documentação da instituição nos arquivos municipais.
Recorde-se que o Dia do Pescador foi institucionalizado pelo Governo e comemorado pela primeira vez em 1999, tendo como principal objectivo a dignificação da classe.