
Cheque veterinário foi uma das novidades anunciadas
As comemorações do Dia do Animal, assinalado a 4 de outubro, realizaram-se hoje em Matosinhos, com a apresentação de um conjunto de novidades.
O programa comemorativo iniciou-se no CROAM- Centro de Recolha Oficial de Animais de Matosinhos com a saída de alguns animais, no âmbito do projeto “Vá passear o cão”.
Consiste em levar um animal abandonado do CROAM a passear, contribuindo para o seu bem-estar e para a sua sociabilização. Além do mais, este projeto permite uma maior divulgação dos animais disponíveis e aumenta a probabilidade de adoção.
A Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, e o vereador da Qualificação Ambiental, António Correia Pinto, fizeram questão de passear alguns dos cães que aguardam adoção, percorrendo um trajeto que incluiu a passagem pelo Parque da Ciência e terminou no Parque Ecológico de S. Brás.
Presentes estiveram também os vereadores Ângela Miranda, Valentim Campos e José Pedro Rodrigues, o administrador da Matosinhos Sport, Vasco Pinho, e o deputado municipal do PAN, Albano Pires.
“Alteramos por completo a nossa relação com os animais. Construímos uma nova atitude que assenta no respeito pelos direitos dos animais e na importância da sensibilização para o não abandono dos animais. Estamos a trabalhar com as crianças para sensibilizarmos os outros elementos da comunidade”, explicou o Vereador da Qualificação Ambiental, António Correia Pinto.
Também a Presidente da Câmara Municipal defendeu que “os animais fazem parte do nosso desenvolvimento”. “Aliás, durante a pandemia, os animais demonstraram um papel ainda mais central nas nossas vidas”, acrescentou.
Luísa Salgueiro destacou o investimento municipal que tem sido feito no reforço da equipa de profissionais do CROAM, na disponibilização de recursos financeiros e materiais para a Causa Animal e para o trabalho com os vários parceiros. “Esta é mais uma etapa, mas ainda há mais fazer”, concluiu a edil.
A médica veterinária municipal, Liliana Sousa, falou dos projetos em curso no CROAM. Uma das novidades é o cheque veterinário, que estará disponível até ao final deste mês. Consiste num vale para ser utilizado na esterilização cirúrgica de cães e gatos domésticos que tenham mais de seis meses e que pertençam a munícipes de Matosinhos. O objetivo desta medida é o controlo da população e a consequente redução de animais errantes. O valor do subsídio de apoio é calculado em função dos rendimentos do agregado familiar.
A pensar na gestão da população de gatos errantes, foi criada uma plataforma informática única no país, que facilita o processo de registo das colónias dos chamados “gatos de rua” e dos animais que integram cada uma delas.
A plataforma permite, entre outras valências, o acesso à informação e a partilha de dados em tempo real, a atualização automática dos animais registados e o ponto de situação em que se encontra cada colónia.
Neste momento, estão inseridas 114 colónias de gatos, dos quais 936 foram já vacinados, 981 esterilizados e 824 foram alvo de desparasitação externa.
A plataforma é usada pelas quatro associações de animais- Associação Animais de Rua, Causas de Caudas, MIACIS – Proteção Integração Animal, e Midas, com quem a autarquia assinou no ano passado um protocolo para a gestão do Programa CED (Capturar – Esterilizar – Devolver) no concelho.
O programa CED incide no controlo de colónias de gatos e na redução da população felina existente, nomeadamente os espécimes que sejam portadores de doenças transmissíveis.
Os restantes são devolvidos à rua após esterilização, garantindo, deste modo, o equilíbrio ecológico das áreas de origem, nomeadamente o controlo de roedores.
O Parque das Matilhas foi outros dos projetos implementados pela autarquia para responder ao problema de segurança suscitado pelo aparecimento de matilhas de cães. Para realojar este tipo de animais, foi criado um espaço próprio, junto às instalações do CROAM. O terreno, amplo e com vegetação, possui alojamentos de simples construção, com sombras e abrigos para estes animais.
Outro dos projetos criados é a Plataforma CROAM que disponibiliza informação sobre o número de animais capturados ou recolhidos, o número de adoções, os motivos de entrega de animais, a idade média dos animais, o tempo de permanência, a necessidade de tratamento, os lugares ocupados e as vagas disponíveis para acolhimento de animais no CROAM.
A adoção responsável tem merecido grande atenção por parte da autarquia, que lançou uma campanha de sensibilização para que este seja um ato consciente e não um impulso. Para evitar a “devolução” de animais adotados, existe uma parceria com quatro escolas de treino canino para ajudar a socialização destes animais quando adquirem novos donos.
Assim, foi possível assistir hoje à exibição de treino de obediência básica, com o treinador Rui Castro, da Escola COMTAKTO, e com três dos cães que integram a bolsa de adoção do CROAM.
Consulte AQUI mais informação disponível no CROAM.
