Presidente da Câmara inaugura Centro de Acolhimento de Animais Abandonados.
“Os animais são nossos amigos” ou “não abandone o seu animal de estimação” são slogans bem conhecidos de todos nós mas ainda ignorados por muitos. E porque hoje, dia 4 de Outubro, se comemora o Dia do Animal, vale a pena parar para reflectir sobre do abandono de centenas de animais de estimação.
Atenta a este problema, a Câmara Municipal tomou a iniciativa de criar junto do Canil Municipal, no Lugar da Pinguela, em Custóias, o Centro de Acolhimento de Animais Abandonados, uma estrutura que será gerida em colaboração com a associação Midas – Movimento Internacional de Defesa dos Animais, e que foi hoje inaugurada pelo Presidente da Autarquia, Dr. Guilherme Pinto.
Esta inauguração insere-se na comemoração da «Semana do Animal» que a Câmara Municipal, está a organizar, em conjunto com a Associação Midas e em que, entre outras iniciativas, se destaca a campanha de recolha de rações de animais, a decorrer maioritariamente, junto das escolas e que tem como principal objectivo criar um stock de alimentação que permita alimentar os animais abandonados durante o ano. A ração poderá ser entregue nas Escolas, no Centro de Acolhimento de Animais Abandonados para adopção – no Lugar da Pinguela em Custóias – ou no edifício dos Paços do Concelho.
Paralelamente, e encarando o problema da presença de dejectos caninos nas ruas do concelho, a Câmara Municipal disponibilizou dezenas de dispensadores de sacos na via publica. Durante os próximos dias vai ser realizada uma campanha de sensibilização à população, que passa pela distribuição de informação e animação de rua.
No fim-de-semana, decorrerá, na Marginal de Matosinhos, a FESTA DO ANIMAL.