Assaltantes dos peregrinos são hoje julgados em Leça do Balio
Nos últimos dias, a zona envolvente ao Mosteiro de Leça do Balio está transformada no cenário de um dos maiores eventos da Área Metropolitana do Porto. Falamos de “Os Hospitalários no Caminho de Santiago”, uma aposta da Câmara Municipal de Matosinhos, e que já vai sua 13.ª edição.
Esta recriação histórica, cofinanciada pelo FEDER, com o apoio do Programa Operacional NORTE 2020/ Portugal 2020, atrai milhares de pessoas a Leça do Balio, oferecendo aos visitantes uma viagem no tempo até à época medieval e um programa intenso e variado.
As tabernas, as tasquinhas e as barraquinhas do artesanato executado ao vivo, as demonstrações e os espetáculos são alguns dos atrativos deste evento para toda a família, que termina no próximo domingo.
Ontem, o dia ficou marcado pela apresentação do livro para crianças “O Santo Homem Bem Cheiroso”, da autoria do historiador Joel Cleto.
Com ilustrações de Luís Moreira e design de Nuno Leal, o livro incide sobre a história (e a lenda) do balio D. Frei Garcia Martins, cujo sarcófago se encontra no Mosteiro de Leça do Balio. A lenda é contada através da personagem Ernesto.
D. Frei Garcia Martins foi o balio de Leça do Balio nos inícios do século XIV. Era ele quem governava o mosteiro e as suas propriedades. Quarenta anos após a sua morte, o sarcófago começou a libertar um agradável odor. A curiosidade das pessoas foi tanta que acabaram por levantar a tampa da sepultura e constatar um milagre: o corpo do balio, apesar de morto há quatro décadas, estava incorrupto. Tal facto, associado ao odor que dele exalava, fez com que as pessoas o considerassem santo: o Santo Homem Bem Cheiroso. Este “santo” (apesar de nunca ter sido reconhecido pela Igreja) foi autor de muitos milagres.
O mais célebre de todos é o milagre do “ferro caldo”. Reza a lenda que uma bela e jovem donzela de Leça do Balio, acusada de adultério, viu-se obrigada a submeter à “prova do ferro caldo”, isto é, a ter que segurar num ferro em brasa e, sem o largar, dar um conjunto significativo de passos. Pois bem, a jovem não só deu as passadas às quais era obrigada, como andou muito mais do que isso e sem ter ficado com uma única ferida nas mãos. Tudo, porque pedira a proteção e se encaminhara para o túmulo do Santo Homem Bem Cheiroso. A lenda foi, de resto, recriada ontem à noite por Joel Cleto no Largo do Mosteiro.
Antes disso, houve a Peregrinação de Santo António do Telheiro, também conduzida por Joel Cleto. Reza a história que Santo António terá sido um dos peregrinos que ali recebeu assistência na sua demanda pelo túmulo do apóstolo Santiago em Compostela.
O percurso teve início na Capela de Santo António do Telheiro (S. Mamede de Infesta), local onde Santo António terá passado na sua peregrinação a Santiago de Compostela, e terminou no Mosteiro de Leça do Balio.
Depois de uma noite cheia de História, a Feira Medieval de Leça do Balio entra no seu terceiro dia, apresentando para o dia hoje um programa recheado.
Além de muita música, dança, histórias infantis, treinos de armas e de aves, torneios e malabarismo, o grande destaque neste terceiro dia da Feira Medieval de Leça do Balio vai para a recriação “Justiças da Ordem”.
Esta iniciativa consiste na aplicação de penas e tormentos na praça pública aos assaltantes dos peregrinos a caminho de Santiago e que pernoitam em Leça do Balio sob a proteção da Ordem dos Cavaleiros de S. João de Jerusalém do Hospital.
O julgamento está marcado para as 23h30.
À meia-noite, não perca também o espetáculo “A Comemoração”, alusivo a Leça do Balio e ao seu Mosteiro, com uma forte componente de luz e efeitos especiais assim como elementos de fogo, dança, música e percussão.
Para saber tudo sobre o evento, consulte o link http://www.cm-matosinhos.pt/uploads/writer_file/document/19111/cmm_hospitalarios2018_programa.pdf
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
