
Para uns foi o Liceu Nacional de Matosinhos, para outros a Escola Secundária nº 2 de Matosinhos. Inaugurada em 1972, a actual Escola Secundária Augusto Gomes prepara-se para enfrentar uma nova etapa na sua existência. Em breve, parte das instalações serão demolidas para dar lugar a uma “nova escola”, mantendo o espírito que sempre a caracterizou- “o pensamento aberto e livre, o estímulo à questionação, à (auto) descoberta”.
A Escola Secundária Augusto Gomes é uma das quatro escolas secundárias do Concelho que serão alvo de uma intervenção por parte da empresa Parque Escolar, num valor global de 45 milhões de euros suportado pelo Ministério da Educação.
Em Portugal, serão 332 as escolas secundárias reabilitadas até 2015.
Estabeleceu-se como princípio básico de intervenção, a adequação e ampliação do edificado aos novos espaços e modelo educativo a implementar: a abertura da escola ao exterior, a capacidade de resposta às solicitações da comunidade e a melhoria das condições de conforto. A questão da manutenção no futuro está igualmente presente na solução construtiva preconizada, quer em termos de funcionalidade e organização dos espaços, com opções de demolição, conservação e ampliação, quer na sua materialidade.
O novo projecto de modernização da Escola Secundária Augusto Gomes tem um custo estimado de 12,7 milhões de euros. O prazo de execução da obra é de 18 meses.
A área de construção da escola actual é de 7.100 m2, mas a área da “nova escola” será de 14.500,00 m2. O Grande Átrio, o refeitório e a “Learning Street” serão espaços de interligação com os pátios exteriores como locais de estar. O auditório, a biblioteca e a loja de conveniência ficarão localizados nos percursos obrigatórios de todos os utilizadores. A zona dos professores, no primeiro piso, está no centro de toda a escola.
O concurso público deverá ser lançado ainda esta semana. A empreitada será adjudicada até ao final do ano.
A pensar nos milhares de alunos que por ali passaram, a Direcção da Escola, presidida pela Prof. José Caldas, organizou, no passado dia 9 de Outubro, o “Dia das Memórias”, uma iniciativa integrada no programa das comemorações do centenário do pintor Augusto Gomes, patrono daquele estabelecimento de ensino.
Os antigos alunos tiveram a oportunidade de reencontrar colegas de turma, professores e auxiliares de acção educativa, e de se despedirem das paredes da escola. Entre os antigos alunos encontravam-se o Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr. Guilherme Pinto, o Vice-presidente da Autarquia, Dr. Nuno Oliveira, e a Deputada da Assembleia da República, Dr.ª Luísa Salgueiro.
O Dr. Guilherme Pinto recordou, na sua intervenção, o período revolucionário, os momentos conturbados, os comícios que ali se realizaram. “Não há uma segunda oportunidade para um jovem ter uma boa escola. Esta escola foi para todos nós uma escola magnífica. O que hoje somos deve-se a esta escola”, disse o edil.
Presente esteve também o Director Regional de Educação do Norte, Dr. António Leite, que sublinhou a “importância da memória”. “É importante conhecermos o nosso passado. Aquilo que hoje nos une é o resultado de um empenho de muitos anos. Esta é uma escola pública de referência. A escola é um motor poderoso de mudança”, afirmou o Dr. António Leite.
Os antigos alunos puderam ainda adquirir um livro, intitulado “Auto-retrato”, que aborda a evolução da Escola Secundária Augusto Gomes, desde o início da sua edificação em 1968, passando pelo período conturbado pós-25 de Abril, até aos dias de hoje.

