Jovens plantam várias espécies com vista à reflorestação das margens do rio Leça.
Amieiros, loureiros e ulmeiros são algumas das espécies hoje, dia 21 de Março, plantadas em Guifões a propósito do Dia da Árvore.
Munido de pá e luvas, um grupo de jovens do Ecoclube Guarda- Rios, liderado pelo Prof. José Luís Araújo, deslocou-se ao Parque Ambiental da Lomba para plantar cerca de 350 árvores nas margens do rio Leça.
Esta iniciativa, com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos e da Junta de Freguesia de Guifões, está integrada no “Projeto 100 mil árvores” na Área Metropolitana do Porto. Iniciado em 2011, este projeto visa aumentar e melhorar a qualidade da área de floresta nativa. Para o efeito, até 2015, prevê-se a reflorestação de cerca de 100 hectares de áreas ardidas, livres ou que necessitam de reconversão com cerca de 100.000 árvores de espécies espontâneas da região. A escolha das espécies para cada local depende principalmente das características ecológicas de cada sítio. São privilegiadas espécies como carvalhos, sobreiros, amieiros, castanheiros, freixos, loureiros, medronheiros, ulmeiros, pinheiros-mansos, sabugueiros, amieiros, pilriteiros, entre outras.
A Vereadora do Ambiente da Autarquia, Dr.ª Joana Felício, fez questão de plantar uma árvore, mais concretamente um loureiro.
O Parque Ambiental da Lomba está inserido numa Zona de Reserva Ecológica Nacional e detém uma área de 2.300 m2. Este espaço foi alvo de uma intervenção por parte da Autarquia no sentido de preservar todo o património existente, articulando-o com elementos que permitem uma maior funcionalidade e valorização do local.
Esta intervenção teve como objetivo principal o enriquecimento da qualidade do lugar e do conjunto, sem prejudicar os valores arquitetónicos, históricos e paisagísticos presentes.
O projeto contemplou a recuperação do lavadouro público, a repavimentação e arborização de toda a zona envolvente passando a ser uma zona de estar e lazer apetecível de visitar.