Leça do Balio recebe o maior projeto de Graffiti/ Street Art.
Depois da requalificação de que foi alvo no ano passado pela Câmara Municipal de Matosinhos, a Rua da Lionesa, em Leça do Balio, está a objeto de uma ‘nova intervenção’.
Dez artistas, de norte a sul do país, estão a criar, desde hoje, 6 de março, o maior projeto de Graffiti/Street- Art, pintando o mural da Rua da Lionesa.
Com aproximadamente 1400 m2, o mural será intervencionado, pelo coletivo de artistas, em duas fases. A primeira com caráter individual, em que os artistas terão toda a liberdade criativa para retratarem a história da cidade de Matosinhos. A segunda fase retracta a história da evolução da Lionesa e o processo de produção da cerveja, criando uma fusão em toda a obra e oferecendo, desta forma a uma experiência visual completa.
Caos, Colectivo Distopia, Draw, Mr. Dheo, Third, Mar, Mário Belém, Nomen (nacionalidade angolana), RAM e Utopia (nacionalidade brasileira) são alguns dos artistas de renome internacional que participam neste evento de arte urbana.
Esta iniciativa, da UNICER e da Lionesa, conta com o apoio da Autarquia. Toda a Rua da Lionesa foi requalificada, desde a Junta de Freguesia de Leça do Balio até ao Rio Leça, com alargamento da faixa de rodagem, construção de passeio e baia de estacionamento. O investimento, entre obra e expropriações, rondou os 500 mil euros.
Sem a requalificação da Rua da Lionesa não seria possível realizar este evento de arte urbana que pretende afirmar-se como um marco na cultura urbana em Matosinhos como em toda a zona norte de Portugal.
A data da inauguração da pintura do mural está prevista para o dia 11 de abril.