
Correr ou caminhar por uma boa causa!
É este o principal mote da Corrida do Homem e da Mulher que se vai realizar no próximo domingo, dia 5 de Setembro, em Matosinhos. A apresentação desta prova decorreu hoje de manhã, nos Paços do Concelho, em conferência que permitiu também fazer um balanço da evolução da política desportiva da autarquia.
Mais uma vez, a Câmara Municipal e a Matosinhos Sport associaram-se a uma causa louvável: a luta contra o cancro do útero, nas mulheres, e da próstata, nos homens.
Esta 1ª Corrida do Homem e da Mulher visa recolher fundos para a Liga Portuguesa contra o Cancro e mobilizar a população para a luta contra esta doença, tendo início na marginal de Leça da Palmeira, às 10h30 e final na marginal de Matosinhos. O valor da inscrição - 1 € - reverte a favor da Liga Portuguesa contra o Cancro.
O Presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro, Dr. Vitor Veloso, explicou algumas questões inerentes à prova e à sua organização, bem como a importância deste tipo de iniciativas na luta contra o cancro. Uma causa que a Câmara Municipal faz sempre questão de abraçar, conforme explicou o Presidente da autarquia, Dr. Guilherme Pinto que teve ao seu lado os Administradores da MatosinhoSport, Engª Helena Vaz e Prof. António Rijo, e ainda a atleta Aurora Cunha.
Este foi também um momento oportuno para o autarca fazer um breve balanço da política desportiva da autarquia, nomeadamente, no que diz respeito às piscinas municipais, ao fomento desportivo, às escolas municipais de desporto e aos investimentos realizados em equipamentos, entre obras já realizadas e programadas e a frequência e rentabilidade dos complexos desportivos.
O Presidente da Câmara recordou que a (r)evolução da rede de piscinas municipais do Concelho de Matosinhos, no último mandato, é um facto incontornável. Esse movimento assentou na implementação, por parte da autarquia, de uma política de investimentos e obras no sentido de criar novos equipamentos e dotar os existentes de melhores condições de operacionalidade, quer ao nível de estruturas quer ao nível de apetrechamento.
Esta aposta melhorou substancialmente o funcionamento dos diversos equipamentos, culminando num serviço de qualidade que é actualmente prestado aos munícipes, garantindo sempre o acesso à prática desportiva a todas as camadas socioeconómicas e perseguindo o objectivo de criação de hábitos de vida saudável na população de Matosinhos.
Como consequência, foi praticamente duplicado o número de utentes activos das piscinas municipais, que passaram de cerca de 5000 (valor de 2005) para mais de 10000 utentes activos (valores Set. 2009); mais, se contabilizarmos as utilizações esporádicas, as utilizações livres e, em especial, as utilizações gratuitas (actividades do 1º Ciclo, Instituições de Solidariedade Social e Colectividades), o número de utilizadores ultrapassa os 30000.
No que diz respeito às actividades desportivas em geral, verificou-se um acentuado crescimento e desenvolvimento nos últimos quatro anos, através da criação de condições para à prática desportiva generalizada de todas as idades, sexos e classes sociais destacando-se um forte apoio e fomento do fortíssimo movimento associativo no concelho, estabelecendo contratos de cedência das instalações desportivas Municipais e parcerias para a organização de um vasto número de eventos desportivos, culturais e recreativos.
Destaque também para a produção e gestão de grandes eventos desportivos, tais como, o Duatlo, o Tai-Chi, a Taça do Mundo de Bilhar ou o Bike Tour (este último, trouxe a Matosinhos cerca de 8500 entusiastas dos passeios de bicicletas) que servem de âncora para o aumento da prática de Actividades Físicas e do Desporto, em geral.
Desde a criação do Programa das Actividades de Enriquecimento Curricular, implementado pela Câmara Municipal de Matosinhos a partir do ano lectivo 2006/2007, que a autarquia tem passado para a Matosinhos Sport a incumbência de fazer cumprir o Programa de Actividade Física e Desportiva, nomeadamente, no que se refere à disponibilização de transportes e instalações desportivas para a realização das aulas.
Para tal, foi necessário envolver um total de 18 instituições com responsabilidades na cedência das instalações (total de 16 pavilhões) e na disponibilização de meios de transporte para os alunos abrangidos. Foi também necessário recorrer à iniciativa privada para conseguir completar as necessidades de transporte dos alunos para as várias instalações desportivas.
No âmbito da política desportiva do concelho, as escolas municipais de desporto têm um papel cada vez mais relevante, tendo como principal objectivo proporcionar às crianças e jovens do Concelho o contacto com várias modalidades desportivas, visando a aquisição e o desenvolvimento de hábitos sócio-desportivos, da motricidade geral e das capacidades motoras.
A prática desportiva informal é, hoje em dia, um fenómeno de grande dimensão no concelho de Matosinhos, graças ao programa Põe-te a Mexer, criado em 2006 pela Câmara Municipal: um programa simples para todos os públicos, combinando, actividades ao ar livre e indoor, tendo como objectivo proporcionar a todos, de forma gratuita e informal, actividades desportivas como caminhadas, exercícios básicos de mobilização e de componente aeróbica, devidamente acompanhadas por técnicos de desporto e de saúde, contribuindo assim para o combate ao sedentarismo, ao tabagismo e ao stress.
Durante o ano de 2008, o Põe-te a Mexer nas Marginais, nas Praias, nos Pavilhões e nas Praças foi responsável pela prática desportiva de cerca de 50 mil pessoas.
No final da conferência, onde marcaram também presença do Vice-Presidente, Dr. Nuno Oliveira e os Vereadores Fernando Rocha, Dra. Joana Felício e Prof. Correia Pinto, o Presidente da Câmara mostrou-se satisfeito com o balanço da política desportiva da autarquia nos últimos quatro anos.
