Inauguração contou com a presença do Presidente da Câmara, Guilherme Pinto, de Siza Vieira e da Comissária do Ano do Design Português, Guta Moura Guedes.
Organizada pela Câmara Municipal de Matosinhos e pela ESAD, a exposição inaugurada sábado, dia 21 de fevereiro, integra o programa oficial do Ano do Design Português e procura refletir sobre o papel do desenho enquanto base do trabalho do Pritzker matosinhense. A “complexa simplicidade” do traço do mais consagrado arquiteto português constitui a base da exposição «Siza Design – A recuperação do sentido do tempo», que poderá ser visitada na Galeria Municipal de Matosinhos até ao dia 26 de Abril.
Com a Galeria Municipal repleta, a abertura da exposição ficou marcada por uma conversa com o Presidente da Câmara, Guilherme Pinto, Álvaro Siza Vieira, Maria Milano, os arquitetos Adalberto Dias, Fabrizio Rufino, Roberto Cremascoli e o designer Enrico Baleri. Marcaram presença no evento a Presidente da Assembleia Municipal, Palmeira Macedo, o vice-presidente da Câmara, Eduardo Pinheiro, o vereador da Cultura, Fernando Rocha, a vereadora Joana Felício, Guta Moura Guedes, comissária do ano do Design Português, o Presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira e o Vereador da Câmara do Porto, Paulo Cunha e Silva.
Comissariada pela arquiteta Maria Milano, que conta com a consultadoria de Roberto Cremascoli, a exposição nasceu da iniciativa da Câmara Municipal de Matosinhos, sendo organizada em conjunto com a ESAD IDEA – Investigação em Design e Arte e o centro de investigação da ESAD (Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos). “Esta exposição pretende sublinhar o génio e a pureza que existem no trabalho múltiplo e diverso do arquiteto, independentemente do destino que venha a ter: um silencio na paisagem ou uma presença discreta na intimidade de um lar. Cumprindo este desígnio, estamos não apenas a render uma homenagem justa a um dos mais criativos cidadãos de Matosinhos, mas também a afirmar a cidade como uma urbe inquestionavelmente dedicada às artes, à cultura e à criatividade produtiva”, referiu o Presidente da Câmara, Guilherme Pinto, a propósito desta mostra do outro lado de Siza Vieira.
A exposição «Siza Design» integra o programa oficial do Ano do Design Português e a sua inauguração constituirá o momento zero da candidatura de Matosinhos à Rede de Cidades Criativas da UNESCO, dando também o pontapé de saída para a programação que a Câmara Municipal de Matosinhos este ano dedicará ao design. A aposta da autarquia terá ainda tradução na abertura do centro de pesquisa Quadra-Investigação, em construção na Rua de Brito Capelo, e da Quadra-Galeria, depois de já no ano passado ter inaugura a Quadra-Incubadora de Design, em funcionamento desde Julho no Mercado Municipal de Matosinhos.
Resultado de um livro editado pela Artebooks e pela ESAD, com o apoio da Casa da Arquitectura, da Câmara de Matosinhos e da Ordem dos Arquitectos/Secção Regional do Norte, «Siza Design – A recuperação do sentido do tempo» propõe uma extensa abordagem sobre a obra de design do vencedor do Prémio Pritzker, apresentando peças de mobiliário, de cerâmica, de tapeçaria e de ourivesaria, mas também luminárias, ferragens e acessórios para equipamentos, bem como um conjunto de esquissos originais das peças criadas por Álvaro Siza.
A exposição que a Câmara Municipal de Matosinhos e a ESAD dedicam ao trabalho de Siza na área do design pretende sublinhar o génio do trabalho múltiplo e diverso do arquiteto, independentemente do destino que tem: um silêncio na paisagem ou uma presença discreta na intimidade de um lar.
![]()
![]()
![]()
![]()
