Em julho Matosinhos passou a ter menos 234 desempregados. Os dados, divulgados pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional, revelam uma taxa de desemprego que se situa nos 11,5%, o terceiro valor mais baixo da Área Metropolitana do Porto.
Em julho deste ano, Matosinhos contabilizava 10185 desempregados (menos 0,3% do que no mês anterior).
Este é valor mais baixo registado desde novembro de 2011. Em julho, o desemprego atingiu mais o sexo feminino (52,2% do total).
Relativamente à distribuição por grupos etários, a maior percentagem de desempregados (46,3%) verifica-se no grupo etário entre os 35 e os 54 anos. No que respeita ao desemprego jovem (ou seja, inferior a 25 anos), correspondeu a 7,8% do total de desempregados em julho, registando uma ligeira diminuição (0,6%) em relação ao mês de junho. Matosinhos é o município da Área Metropolitana do Porto com menor taxa de desemprego jovem.
Em julho o número de desempregados inscritos no Centro de Emprego baixou em relação ao mês anterior (menos 151 pessoas).
Também em julho, a pressão sobre a oferta de emprego (total de desempregados/ofertas recebidas) foi ligeiramente inferior, cifrando-se nos 60 desempregados por oferta.
Por fim, o Índice de Satisfação da Oferta (colocações / ofertas recebidas) registou uma diminuição de 20,9% entre junho (103,3%) e julho (82,4%).