As várias intempéries que atingiram o Concelho de Matosinhos nas últimas duas semanas resultaram em prejuízos superiores a quatro milhões de euros.
Os deputados socialistas da Assembleia da República, eleitos pelo Círculo do Porto, visitaram, nos últimos dias, os estragos causados pela tempestade Hércules.
Depois de Paredes e do Porto, os deputados Renato Sampaio, Luísa Salgueiro e Isabel Santos, acompanhados pelos vereadores António Parada e Vasco Pinho, integraram uma comitiva que visitou hoje, dia 13 de janeiro, a orla costeira de Matosinhos.
O Presidente da Câmara Municipal, Dr. Guilherme Pinto, adiantou aos deputados do grupo parlamentar que os prejuízos rondam os quatro milhões de euros, dos quais cerca de três milhões de euros são da responsabilidade da autarquia e envolvem os estragos nos passadiços, plataformas de entrada de praia, muros de proteção, edifícios públicos, escolas, via pública, frota municipal, pavilhões desportivos, semáforos, iluminação pública, entre outros. “Este prejuízo corresponde a 3% do Orçamento da Câmara”, acrescentou.
Da parte dos privados, o prejuízo é superior a um milhão de euros, tendo atingido um conjunto de equipamentos de apoio de praia em Leça da Palmeira, Matosinhos e Perafita, e escolas de surf.
O Governo já anunciou uma linha de crédito no valor de 300 milhões de euros para apoiar os prejuízos em todo o país. “Queremos ser tratados da mesma forma que todas as outras zonas que foram afetadas pelo temporal”, salientou o Dr. Guilherme Pinto. Todavia, independentemente do valor da compensação que será atribuída pelo Governo para fazer face aos prejuízos de Matosinhos, a Câmara Municipal está já no terreno “ a iniciar os procedimentos para recompor ou refazer aquilo que são os principais prejuízos que tivemos”, como assegurou o Dr. Guilherme Pinto.
Depois de Matosinhos, a comitiva do PS seguiu para Vila Nova de Gaia com o mesmo objetivo de fazer o levantamento dos estragos gerados pela intempérie.