A Câmara Municipal de Matosinhos vai amanhã, 4 de abril, pelas 9h30, proceder à demolição de um edifício situado no cruzamento das ruas de Recarei e de São Gens, em Leça do Balio, onde, durante décadas, funcionou uma farmácia.
Esta demolição será a última a realizar naquele espaço, onde vai agora nascer uma praça urbana no âmbito do plano de requalificação urbanística daquela área do concelho. A Praça do Padrão da Légua, destinada a criar uma área de lazer e cidadania numa zona de grande pressão urbana, contemplará amplas áreas de circulação, zonas verdes, arborização, baias de estacionamento, bancos de jardim e iluminação pública, potenciando a promoção de eventos locais.
A criação da praça, que deverá ficar concluída em julho, implicou um investimento total que ronda os 800 mil euros (600.000,00 € para aquisição dos edifícios e 200.000,00€ para construção da praça).
O plano para esta nova centralidade urbana permitiu ainda reforçar o número de lugares de estacionamento, tendo sido criado um parque de gratuito com 22 lugares junto à Praceta Manuel Bernardes.