Oito famílias foram realojadas em habitações camarárias.
O Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos assistiu hoje, dia 1 de Junho, à demolição de habitações construídas ilegalmente há 40 anos numa zona ecológica, na Rua da encosta, em Guifões. As oito famílias que ali viviam foram realojadas em habitações camarárias.
As 14 casas foram erigidas numa zona de águas pluviais que drenam para o Rio Leça. Em 2003, uma derrocada provocou sérios danos, que se agravaram com o passar do tempo, tendo mesmo impedido o acesso à maioria das habitações.
Nos últimos anos, foram realizadas várias démarches no sentido de se encontrar uma solução para o problema. A construção de um muro de suporte implicaria um investimento demasiado avultado e desaconselhável, visto tratar-se de construções ilegais. A decisão recaiu, então, sobre a demolição, uma operação com um custo total de 160 mil euros.
“Tudo isto podia ruir. Estamos a corrigir erros urbanísticos antigos. Estas casas são monumentos à ilegalidade. Vamos limpar esta zona. Os materiais serão reciclados. Vamos devolver à natureza este espaço”, garantiu o Dr. Guilherme Pinto.
Presentes na visita estiveram ainda o Vice-presidente da Autarquia, Dr. Nuno Oliveira, a Vereadora do Ambiente, Dr.ª Joana Felício, e a administradora da Matosinhos Habit, Eng. Olga Maia.