Objetivo é devolver a traça original e requalificar os blocos.
Nos últimos 30 anos, proliferaram, no Bairro dos Pescadores, em Matosinhos, os anexos, construções ilegais que alteraram por completo a traça original daquele conjunto habitacional.
Até ao momento, a Câmara Municipal demoliu cerca de 1400 metros quadrados. Hoje, dia 28 de Maio, foram abaixo cinco de nove anexos a demolir. Os restantes deverão ser demolidos em Agosto depois do realojamento das pessoas que ali habitam.
“Vamos iniciar um processo de requalificação dos blocos. Vamos pintá-los, mas com a participação da comunidade. Há empresas que vão fornecer materiais, tintas. A nossa ideia é que sejam as empresas a patrocinar esta requalificação e que seja mão-de-obra desempregada ou profissionais pagos pela Câmara a fazer este trabalho”, esclareceu o Dr. Guilherme Pinto, que assistiu à demolição juntamente com o Vice-presidente da Autarquia, Dr. Nuno Oliveira, o Vereador da Educação, Prof. António Correia Pinto, e a administradora da Matosinhos Habit, Eng. Olga Maia.
“Houve um fenómeno de alargamento das habitações desnecessário. Com estas alterações, vamos aumentar a segurança e eliminar as asneiras que, ao longo dos anos, fizeram”, explicou o autarca.
Além da requalificação das fachadas, também os espaços públicos serão redesenhados para darem lugar a novas zonas de estar e passeios, com o intuito de “transformar o bairro numa zona mais sociável”, segundo o edil.
No núcleo de edifícios do grupo nascente sul existem 104 habitações. No total, 150 famílias vivem no Conjunto Habitacional Bairro dos Pescadores. 40% dos fogos são propriedade privada.