Hoje, dia 11 de setembro, foi demolido mais um edifício junto à Praceta do Padrão da Légua, reforçando a nova centralidade que está a ganhar forma à medida que se vão concretizando algumas demolições. Desta vez, foi a Casa Carvoeiro, o que vai permitir corrigir um erro urbanístico com mais de 20 anos, na Rua de Recarei. Esta intervenção, num valor de 102.400 euros, consiste, essencialmente, na demolição de edifícios e estruturas (anexos, escadas), levantamento de guias, passeios e pavimentos e posterior construção de passeios e pavimento para correção do traçado do arruamento.
Desde o início do ano que a Câmara Municipal de Matosinhos está a demolir vários edifícios, alguns dos quais devolutos ou em situação de ruína há vários anos, para dar lugar a um novo espaço de lazer para a população.
“Esta zona está muito congestionada do ponto de vista urbanístico. Por isso, avançamos com este plano de reordenamento”, explicou o Presidente da Autarquia, Dr. Guilherme Pinto, que fez questão de acompanhar os trabalhos de demolição da Casa Carvoeiro. Marcou também presença o Prof. Correia Pinto, Vereador responsável pelo Pelouro do Espaço Urbano.
Delimitada pelo quarteirão composto pelas ruas Fonte Velha, Recarei e São Gens, esta área, com 800 m2, foi já pavimentada, dando lugar a um parque de estacionamento. No futuro, será criada uma área verde, junto à Rua de S. Gens, com cerca de 400m2. Os únicos edifícios que permanecerão nesta fase serão o edifício de venda de jornais e revistas- “O Caderno” e o edifício da Farmácia. “Estamos a tratar de uma coisa de cada vez, porque isto implica conversar com as pessoas para encontrarmos uma solução”, explicou o Presidente da Câmara.
O projeto da Praça do Padrão da Légua previsto contempla amplas áreas de circulação, zonas verdes, arborização, baias de estacionamento, bancos de jardim e iluminação pública.