130 pessoas estão a defender as cores do concelho na décima edição desta prova desportiva que começou ontem em Guimarães
Ontem domingo, dia 30 de Junho de 2013, às 11h00, teve inicio mais uma edição dos Jogos do Eixo do Atlântico. Este ano a seleção de Matosinhos partiu para este grande evento desportivo com 130 atletas e staff técnico. A comitiva saiu pelas 9h30 da manhã do Centro de Desportos e Congressos e contou com o apoio do Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, que fez questão de os cumprimentar e de lhes transmitir uma mensagem de incentivo para a participação em eventos desportivos. O Vereador do Desporto, Dr. José Guilherme Aguiar, marcou também presença.
Andebol, basquetebol, atletismo, futebol, voleibol e natação são as modalidades que cerca de 1500 jovens, oriundos de 25 concelhos galegos e portugueses irão disputar em Guimarães até ao dia 4 de julho. Durante toda a semana, decorrem em Guimarães os X Jogos do Eixo Atlântico. Matosinhos vai disputar jogos nas modalidades de andebol, basquetebol, voleibol, futebol, natação, atletismo e atletismo adaptado.
Ontem , na primeira jornada, debaixo de um calor tórrido, Matosinhos ganhou os 2 jogos que disputou: voleibol, contra Vila Nova de Gaia, por 2-0 e futebol, 4-2 contra Pontevedra.
Os Jogos do Eixo Atlântico realizam-se de dois em dois anos, alternando entre um concelho da Galiza e um concelho do Norte de Portugal. Recorde-se o Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular é uma associação transfronteiriça que engloba 34 concelhos da euro região Galiza - Norte de Portugal. Matosinhos é, desde 2007, um dos 34 membros desta organização, sucedendo, na organização dos Jogos do Eixo Atlântico, às cidades da Corunha (2009) e Vila Nova de Gaia (2007).
A Câmara Municipal de Matosinhos apoia, com um enorme empenho, a formação e iniciação desportiva de mais de 10 mil crianças em idade escolar e mais de 5 mil jovens em competição nas mais diversas modalidades. Aliás, Matosinhos organiza e/ou recebe, frequentemente, eventos competitivos em mais de 20 modalidades, alguns dos quais de âmbito e projecção mundial.