Conhecer casos de sucesso em Portugal no âmbito da Economia Azul foi um dos objetivos desta visita
Durante dois dias, uma delegação da Generalitat da Catalunha, constituída por representantes de diversas entidades, centros de investigação e empresas da área ou com interesse na economia azul liderada pelo Conseller de Ação Climática, Alimentação e Agenda Rural, David Mascort, visitaram Portugal, fazendo questão de passar por Matosinhos na passada sexta-feira, 3 de novembro.
Esta deslocação decorreu no âmbito do Atlant & Med – Fórum da Economia Azul 2023, tendo a comitiva visitado o CEiia, em Matosinhos, o Ocean Winds – Projeto Wndfloat Atlantic, em Viana do Castelo, e o INESC TEC, no Porto.
O mote da deslocação foi dar sequência à cooperação iniciada, no domínio dos Assuntos do Mar e Economia Azul, no ano passado, quando Portugal foi o país convidado do evento Maritime Hub 2022, em Barcelona.
Os principais objetivos que estiveram na origem desta visita da delegação da Catalunha foram: debater e trocar experiências no âmbito da Economia Azul; fomentar a interação entre empresas e entidades, de forma a identificar oportunidades de negócio e sinergia; e dar a conhecer casos de sucesso, em Portugal, de trabalho na área do desenvolvimento de projetos e de soluções tecnológicas respeitantes às energias renováveis offshore e à observação, estudo e monitorização do Oceano.
Esta visita contou com a presença do Secretário de Estado do Mar, José Maria Costa, e da vereadora das Atividades Económicas, Turismo e Internacionalização, Marta Pontes, em representação da Câmara Municipal de Matosinhos.