Apesar de alguma chuva, sobretudo, ontem, domingo, milhares de pessoas visitaram este ano a Feira Medieval.
E chegou ao fim mais uma edição de “os Hospitalários no Caminho de Santiago”, aposta cultural que a Câmara de Matosinhos encetou já lá vão dez anos.
Ontem, 13 de setembro, a instabilidade meteorológica fez antever uma menor afluência de público a este evento de história e tradição no nosso concelho. Mas o balanço é, a todos os níveis, extremamente positivo, não sendo ainda possível, no entanto, avançar com números oficiais em relação ao número de visitantes.
O ponto alto da festa de domingo foi, como não podia deixar de ser, a recriação do casamento ocorrido em 1372 entre o rei D. Fernando e Leonor Teles, com a devida pompa e circunstância, onde não faltaram gente nobre e o bobo da corte, entre muitos outros participantes.
Pela feira circularam cerca de 200 figurantes, de várias companhias de teatro, conferindo ao espaço de cerca de 3000 metros quadrados, uma animação que parecia não terminar.
“Os Hospitalários no Caminho de Santiago” transportam-nos para uma outra época permitindo-nos uma visita aos costumes, hábitos e tradições caraterísticos do período medieval. É a recriação histórica do artesanato, da música, dos mercados e tabernas medievais, dos saltimbancos, mas em que também fazem parte as conferências e visitas guiadas ao mosteiro que cria um cenário singular e mágico. O Mosteiro é o ator imponente, belo e austero que tem, obviamente, neste teatro o papel principal.