Arquitetos e Designers apresentam diferentes abordagens a partir da exposição de Álvaro Siza na Galeria Municipal.
Um designer pode ser um arquiteto? Um arquiteto pode trabalhar como designer? A formação académica é essencial para o design? Será possível uma aglutinação do design e da arquitetura quando existem cursos académicos distintos e com as suas especificidades? Estas foram algumas das temáticas abordadas a partir da obra de Álvaro Siza.
O debate “Design Versus Design” reuniu hoje, dia 26 de março, na Galeria Municipal de Matosinhos um conjunto de oradores de diferentes áreas artísticas e profissionais como Adalberto Dias, Andrew Howard, Guta Moura Guedes, José Bartolo, José Carvalho Araújo, Pedro América, Rui Grazina e Toni Grilo.
O debate, moderado pela curadora Maria Milano e pelo consultor científico Roberto Cremascoli, contou com a presença do Vereador da Cultura, Fernando Rocha.
O debate é uma das iniciativas programadas no âmbito da exposição “Siza Design - A Recuperação do Sentido de Tempo!” patente na Galeria Municipal de Matosinhos até 26 de abril, e que resulta de uma iniciativa da Câmara Municipal de Matosinhos e da ESAD – Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos.
A exposição incide sobre a obra de design do arquiteto português premiado internacionalmente e integra a programação oficial do Ano do Design Português 2014/2015. Apresenta peças de mobiliário, de cerâmica, de tapeçaria ou de ourivesaria, luminárias, ferragens e acessórios para equipamentos. Pode ser vista de segunda-feira a sexta-feira, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, e aos sábados e feriados, das 15h00 às 18h00.