Matosinhos acolheu Assembleia Geral da Rede Europeia de Escolas, Instituições e Escolas de Segunda Oportunidade
O município de Matosinhos acolheu hoje a reunião da Assembleia Geral da Rede Europeia de Escolas, Instituições e Escolas de Segunda Oportunidade.
Em cima da mesa, entre outros pontos, esteve uma proposta de reestruturação da Rede Europeia de Escolas, Instituições e Escolas de Segunda Oportunidade.
Tendo em conta a crescente importância da rede de Escolas de Segunda Oportunidade em França, Espanha, Portugal e nos países nórdicos, foi debatida uma proposta de criação de uma Rede de Redes Nacionais, de forma a dar escala a este projeto e obter o reconhecimento desta resposta educativa por parte das instâncias europeias ao mais alto nível.
Recorde-se que, recentemente, Portugal tornou-se o primeiro país europeu a integrar a Educação de Segunda Oportunidade no sistema educativo. Inspirado no caso de sucesso da Escola de Segunda Oportunidade de Matosinhos (um projeto pioneiro no país lançado em 2008 com o apoio da autarquia), o Governo criou o programa “Segunda Oportunidade”, com implementação já a partir do ano escolar 2019/2020. Em construção está também a Rede Nacional de Escolas de Segunda Oportunidade em Portugal.
A Escola de Segunda Oportunidade assume-se como uma resposta socioeducativa de transição, de formação e certificação, privilegiando a aquisição de competências pessoais e sociais básicas, a formação vocacional, e integrando práticas profissionais em contextos de trabalho, a educação artística e as novas tecnologias como instrumentos de motivação e de organização das aprendizagens.
Os membros da Assembleia-Geral da Rede Europeia de Escolas, Instituições e Escolas de Segunda Oportunidade aprovaram uma Carta de Princípios Comuns, um documento que dá continuidade aos princípios estabelecidos no Livro Branco sobre a Educação e a Formação - ENSINAR E APRENDER - RUMO À SOCIEDADE COGNITIVA, lançado pela Comissão Europeia em 1995.
O trabalho em articulação com as administrações públicas locais, regionais e nacionais, a cooperação da sociedade civil e dos setores público e privado, a nível local, nacional e europeu, a colaboração estreita com as entidades empregadoras, são alguns dos objetivos traçados tendo em vista a integração social, cívica e profissional de jovens desempregados, entre os 16 e 29 anos, em situação vulnerável, através do desenvolvimento de competências sociais e profissionais, com recurso a métodos inovadores, flexíveis e individualizados.
Em representação do Executivo Municipal na reunião esteve o Vereador da Educação, António Correia Pinto. A Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos encerrou a sessão. Luísa Salgueiro comprometeu-se a “continuar a trabalhar com os nossos parceiros internacionais” para “chegarmos a mais jovens”.
Além da Assembleia Geral, o município de Matosinhos acolheu hoje a reunião da direção da Rede Europeia de Escolas, Instituições e Escolas de Segunda Oportunidade.
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
