Livro de José M. Magalhães apresentado na Biblioteca Municipal Florbela Espanca.
A Câmara Municipal de Matosinhos mantém a aposta na leitura e na criação de novos públicos, acarinhando o lançamento de obras na Biblioteca Municipal Florbela Espanca e promovendo a interação entre autores e leitores.
A mais recente obra apresentada no âmbito deste projeto chama-se “Debaixo dos Lilases” e é da autoria de José M. Magalhães.
Este escritor nasceu em Lamego, na freguesia de Almacave, em 1946, tendo concluído o Curso Complementar dos Liceus no Liceu Nacional, antigo Liceu Latino Coelho. Licenciou-se em História Medieval, na Universidade de Coimbra. Foi professor do Ensino Secundário nas disciplinas de História, Introdução à Política e Estudos Sociais. Frequentou um curso intensivo de Jornalismo e fotojornalismo do Cenjor, no Centro Social de Ermesinde, orientado pelo jornalista Orlando Raimundo, do Jornal “O Expresso”. É autor da obra “A República, a Promessa não Cumprida” e participou no II Tomo da Antologia de Poesia Contemporânea vols., IV e V, ”Entre o Sono e o Sonho”, da Chiado Editora.
Integrado na coleção Viagens na Ficção, o livro de 296 páginas foi editado em junho passado pela Chiado Editora. “Debaixo dos lilases” conta a história de André que, perante a trágica morte de Jacinto, se transforma numa criança infeliz e solitária.
De imaginação fértil, o pequeno André procurou colmatar essas lacunas, através de brincadeiras arrojadas, por vezes, temerosas, plenas de fantasia, transformando-se no azougado rapaz das “Aventuras de Tom Sawyer” ou no aventureiro D’Artagnan. André cresceu com os valores do Estado Novo e a moral instituída, mas valores como a fidelidade e a honra foram-lhe inamovíveis. Como tal, não soube lidar com o amor de Constança e o destino imposto pela guerra colonial.
A apresentação de “Debaixo dos lilases” na Biblioteca Municipal Florbela Espanca contou com a presença do Vereador da Educação da Autarquia, Prof. António Correia Pinto.