
Espetáculo gratuito na Casa da Arquitetura já no próximo sábado
A sétima edição do Festival DDD – Dias da Dança já arrancou em Matosinhos com duas sessões de “Neighbours” de Brigel Gjoka, Rauf “RubberLegz” Yasit & Ruşan Filiztek.
Para o fim de semana estão previstos vários espetáculos. A Casa da Arquitectura recebe amanhã, 22 de abril, pelas 18h00, a estreia nacional de “Ritual da Vida” do coreógrafo e artista Bouziane Bouteldja / DANS6T. A entrada é livre.
Partindo do Gumboot, Pantsula, Gnawa e danças tradicionais, Bouziane Bouteldja explora corpos em movimento perpétuo e rituais antigos, enquanto dança e espera por dias melhores. Utilizando elementos e materiais naturais como água, solo e areia, o coreógrafo francês cria uma peça que remete à História dos Sapiens, questionando a história das migrações e os grandes movimentos de exploração do mundo. Cria uma ligação entre o passado e o presente, explorando as motivações destes movimentos e interrogando a nossa perceção do outro.
Ainda este fim de semana, estreia no Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery “Pechisbeque”, de Ana Isabel Castro, dedicado “ao valor que damos às coisas”. O espetáculo será apresentado no dia 22 de abril, às 19h30 e no dia 23, às 17h00. Os bilhetes estão à venda em https://www.bol.pt/Comprar/Bilhetes/121321-ddd_2023_pechisbeque-t_m_constantino_nery/
Em Matosinhos, está ainda agendado para os dias 28 e 29 de abril, o espetáculo “Serei/Afrodiaspórica”, de Dori Nigro, às 18h00, na Casa da Arquitetura.
Realizado anualmente desde 2016, no final de abril, o DDD - Festival Dias da Dança é um Festival Internacional de Dança contemporânea, organizado pelo Departamento de Artes Performativas da Ágora - Cultura e Desporto do Porto, E.M., S.A., em colaboração com os Municípios de Gaia e de Matosinhos.
De 18 a 30 de abril, serão apresentados 28 espetáculos, na sua maioria estreias nacionais, num total de 46 récitas, em 14 palcos no Porto, Matosinhos e Vila Nova de Gaia, com 65 artistas/companhias consagradas e emergentes de nove nacionalidades (Portugal, França, Alemanha, Itália, Albânia, Turquia, Cabo Verde, Brasil, EUA). Lia Rodrigues, Faye Driscoll, Emmanuel Eggermont, Tânia Carvalho, Sofia Dias & Vítor Roriz / Filiz Sizanli e Mustafa Kaplan, Dori Nigro e Gaya de Medeiros são alguns dos artistas que vão marcar presença no DDD 2023.
Para além dos espaços de apresentação dos três municípios da Frente Atlântica do Porto, o DDD conta ainda com as parcerias de programação da Fundação de Serralves e do balleteatro, e parcerias de apresentação com o Coliseu Porto Ageas e o Palácio do Bolhão.



