
Festival percorrerá espaços culturais das Cidades da Frente Atlântica de 27 de abril a 7 de maio.
No âmbito da Frente Atlântica, da qual fazem parte os municípios de Matosinhos, Porto e Gaia, foi idealizado um festival de dança contemporânea a acontecer em diversos espaços.
Nos três concelhos, a dança é praticada em dezenas de escolas. Centenas de alunos decidem ingressar no ensino profissional artístico e, nos últimos dois anos, muitos coreógrafos nacionais e internacionais tem-se apresentado no Porto, fruto da forte dinâmica do seu Teatro Municipal. Esse ritmo de programação intenso tem alimentado um público muito eclético tornando-se clara a adesão a espetáculos onde o corpo e as suas diversas abordagens são explorados ao limite.
Identificou-se assim um contexto ideal para criar um festival de dança, complementando a oferta já existente de festivais da região nas áreas do teatro, cinema, marionetas, música e pensamento.
O Festival DDD – Dias da Dança parte da ideia da ligação que se pode construir entre as três cidades propondo uma programação que promove a deambulação entre espaços de apresentação e espaço público, num percurso sem interrupções nem sobreposições. Esse circuito será assegurado pelas parcerias estabelecidas entre o Teatro Municipal do Porto – Rivoli e Campo Alegre, Fundação de Serralves, Teatro Nacional São João, Coliseu Porto, Mala Voadora (Porto), Cine-Teatro Constantino Nery (Matosinhos), Auditório Municipal de Gaia e Armazém 22 (Gaia) e Balleteatro que assegura a programação para o espaço público.
Entre 27 de abril e 7 de maio – festejando no seu primeiro fim de semana o Dia Mundial da Dança, que se assinala a 29 de abril – o Festival DDD apresentará 27 espetáculos e muitas outras atividades divididas por três áreas específicas:
A programação do Festival Dias da dança englobará diferentes vertentes divididas em “DDD In”, “DDD Out” e “DDD Extra”.
DDD IN
Uma das particularidades do Festival DDD prende-se com a multiplicidade geracional dos artistas apresentados nesta primeira edição.
As novas criações de artistas como Raimund Hoghe (Alemanha), Ambra Senatore (Itália/França), João Fiadeiro ou Vera Mantero (faróis da dança contemporânea no nosso país) coabitarão com uma nova geração de artistas a viver e a trabalhar na nossa região, que urge descobrir.
Serão apresentadas em estreia sete novas criações em onze dias consecutivos de espetáculos, numa atividade organizada em torno de dois fins de semana, equilibrados entre programação internacional e nacional.
Este desenho de programação funcionará como atrativo a programadores culturais provenientes de diversas geografias, possibilitando a sua vinda ao festival e assim a descoberta do panorama eclético que caracteriza a dança portuguesa, também a Norte.
Assim o “DDD In” inclui performances de Né Barros, Bruno Senune, Quintas de Leitura, Dinis Machado, Balleteatro, Miguel Pereira, Aimar Pérez Galí (ES), Ambra Senatore – CCNN (IT/FR), Vera Mantero, Cristina Planas Leitão, Curtas de Dança, Mara Andrade, Joana Castro & Flávio Rodrigues, João Fiadeiro, Marlene Monteiro Freitas, Gonçalo C. Ferreira, Eldad Ben-Sasson (ISR)/Kale Companhia de Dança, André Mendes e Raimund Hoghe (DE).
DDD OUT – Espaço Público / Corpo + Cidade
Numa estreita parceria com o Balleteatro, o Festival DDD terá uma intensa programação para o espaço público. No programa Corpo + Cidade vamos poder revisitar diversos jardins, praças, ruas e estações de metro através de inusitadas propostas coreográficas construídas à escala dos espaços. “DDD Out” abrange os espetáculos que decorrerão no espaço público, estando programadas atuações de Miguel Costa e Gabriela Vaz Pinheiro, Né Barros, Catarina Félix (Útero), Ana Rita Teodoro, Charlotte Spencer (UK) e Gilles Veriépere (FR).
DDD EXTRA – Masterclasses / Workshops / Encontros / Cinema / Meeting Point
Um conjunto de atividades complementares aos espetáculos proporcionará aos diferentes públicos, mas em particular à comunidade estudantil, uma relação mais direta com os coreógrafos.
Diversos workshops e masterclasses acontecerão em escolas artísticas das três cidades, estimulando uma relação de proximidade entre os criadores presentes no festival potenciando o ensino da dança. Uma programação de encontros variados à volta de temáticas artísticas decorrentes dos espetáculos, livros ou arquivo fará com que a reflexão, o questionamento, a produção de conhecimento e a partilha de informação seja uma constante durante todo o festival.
Em parceria com a Mala Voadora criamos o Meeting Point DDD, lugar de encontro onde artistas e públicos podem convergir após terminados os espetáculos. Ao som de boa música, a Mala Voadora (na Rua do Almada) será o centro nevrálgico noturno de conversa, troca de impressões, debates informais e (claro) muita dança noite fora
A conferência de apresentação do Festival DDD - Dias da Dança decorre na próxima quarta-feira, 6 de abril, às 11h00, no Café-Concerto do Teatro Rivoli e contará com a presença do presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Guilherme Pinto, e do Vereador da Cultura, Fernando Rocha, do Presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, do vereador da Cultura da Câmara Municipal de Gaia, Delfim Sousa, e o diretor artístico do Festival DDD - Dias da Dança e diretor do Teatro Municipal do Porto, Tiago Guedes.
Mais informações em:
https://www.facebook.com/festivalddd/?fref=ts
![]()
