O FESU (Fórum Europeu para a Segurança Urbana) promoveu mais um debate em torno da problemática da segurança urbana que denominou “Das Cidades para a Europa”.
O Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, esteve, na qualidade de Presidente do FESU, presente nesta iniciativa que decorreu no passado dia 10 de dezembro, em Bruxelas, procedendo à abertura da conferência com os temas do Fórum Europeu e do manifesto de Aubervilliers e Saint-Denis.
O certame “Das Cidades para a Europa”, suportado pelo Comité das Regiões, surge como uma conferência final de todo o trabalho efetuado com base no manifesto “segurança, democracia e cidades” do FESU.
Em 2013, seguindo a publicação do manifesto de Aubervilliers e Saint-Denis, o FESU lançou a iniciativa de “partilhar o manifesto” encorajando o diálogo entre as autoridades europeias, a sociedade civil e outras partes envolvidas nos temas da segurança urbana, incluindo o setor privado.
No seguimento desta iniciativa, uma série de debates, conferências, dias de estudo e outros eventos têm vindo a ser organizados com e por autoridades locais e cidadãos.
O objetivo da conferência “Das Cidades para a Europa” foi o de apresentar, na presença de representantes de instituições europeias, o trabalho desenvolvido durante o ano com a sociedade civil e as autoridades locais, tendo como base a iniciativa “partilhar o manifesto”.
O FESU é organização internacional não-governamental que reúne cerca de 300 autarquias, comprometidas na reflexão e na elaboração de ações de prevenção da insegurança urbana e de tratamento da delinquência, através do desenvolvimento de políticas globais que agem sobre as causas e os efeitos da criminalidade.
Com sede em Paris, o FESU tem como principal objetivo promover o papel das autarquias nas políticas de segurança urbana, servindo ainda de ligação entre as universidades, as organizações não-governamentais e as autarquias para o desenvolvimento de políticas locais.