
Durante toda esta semana, até ao próximo dia 20 de Julho, e à semelhança do que já acontece há quatro anos, as diversas escolas de dança do concelho têm oportunidade de apresentar ao grande público o resultado do seu trabalho anual, diferentes espectáculos.
Esta iniciativa, que vem marcando a agenda cultural de Verão de Matosinhos desde 2006, surgiu da vontade da autarquia em apoiar e valorizar o trabalho desenvolvido por estas instituições, algumas das quais já com longos anos de actividade e todas de reconhecido mérito.
De um número reduzido de escolas, o “Dancem Todos” conta já com a participação de cerca de uma dezena de instituições, e as primeiras centenas os espectadores transformaram-se em milhares.
Nesta quarta edição, além de mais de uma dezena de sessões da Companhia Olga Roriz, decorrentes da encomenda de uma coreografia que a Câmara Municipal de Matosinhos lhe fez no Dia Mundial da Dança/2008, o festival apresenta mais escolas e mais motivos de interesse, incluindo uma justa homenagem a alguns que, nestes meses, se destacaram no panorama nacional, triunfando em programas televisivos líderes de audiência e, deste modo, divulgando a actividade e a criatividade de Matosinhos e dos seus habitantes. É o caso do par Jonas e Rosa Maria, que triunfou no concurso “Olha Quem Dança” da RTP.
O “Dancem Todos” é, de facto, uma experiência única, centrada na dança, quer pela variedade e qualidade dos espectáculos e pelos espaços envolventes quer pela capacidade de atrair e interagir com diferentes públicos de diferentes idades. Exemplo disso é o Baile sénior que, este ano, decorre na próxima quarta-feira, dia 15 de Julho, pelas 15 horas, no Parque 25 de Abril, e que se destina a todos os seniores dos centros de dia e lares da terceira idade do concelho.
Especial destaque para a estreia de Interiores, no dia 17 de Julho, no Museu da Quinta de Santiago, a nova criação de Olga Roriz sob encomenda da Câmara Municipal.
Dedicado a Pina Bausch, e com direcção e selecção musical de Olga Roriz, Interiores é” um espectáculo a descobrir num espaço para habitar onde o percurso dia após dia o irá desvendar. Interiores é uma espécie de blind date onde pouco a pouco encontramos o nosso lugar de existir, onde a cada minuto as ideias se cruzam, as palavras se revelam e o futuro se adivinha.”
Com apresentações no dia 17 de Julho às 19 e 22 horas, e dias 18, 19 e 20 de Julho às 16, 19 e 22 horas, este é, sem dúvida, um espectáculo a não perder. As reservas podem ser feitas através do telefone nº 939798900.

