O Museu da Quinta de Santiago recebeu mais uma edição do “Dancem Todos” no sábado, dia 13 de julho. Das 15h30 às 19h, no jardim e nos interiores da Casa, o Museu estava repleto de visitantes unidos pelo gosto pela dança e pela vontade de ver e aprender.
O Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, e o Vereador da Cultura, Fernando Rocha, não quiseram deixar de se associar a este clima festivo e marcaram presença nesta iniciativa que, ano após ano, vem atraindo um público crescente e cada vez mais heterogéneo, não fosse a Dança um estilo que perpassa as várias camadas sociais e os diversos escalões etários.
É incontestável que cada vez mais a Dança se propaga indiferenciadamente por gerações, mentalidades, grupos, impulsionada por uma moda, pelo convívio ou até pela busca individual de um certo equilíbrio.
O Festival “Dancem Todos” teve a sua primeira edição em 2006 e, ao longo destes anos, tem-se vindo a assistir em Matosinhos ao crescimento e desenvolvimento duma comunidade ligada à dança, que ao pautar-se pelo talento e dedicação, através da atividade das escolas do concelho, se reuniu de novo este ano para a celebração da Dança nos Jardins do Museu da Quinta de Santiago.
O programa do festival contemplou não só as apresentações dos espetáculos das escolas (It’s Dance, EBLP – Escola de Ballet de Leça da Palmeira, JUST DANCE SCHOOL e ADM – Academia de Dança de Matosinhos) em formato integral, excertos ou adaptações - como uma visita dançada - mas também outros momentos de interação, proporcionando aos alunos outras oportunidades de experimentação/apreciação, potenciando a diversificação de linguagens corporais, com workshops de Danças Urbanas (Hip Hop, House Dance e Ragga) e de representação.