
“Em Altos Voos” da Academia de Dança de Matosinhos
O “Animar Matosinhos” está de regresso e com ele o programa de animação que a Câmara Municipal de Matosinhos preparou para os fins de semana de julho de agosto.
Hoje, pelas 17h30, a zona envolvente aos jardins do Senhor do Padrão voltou a encher-se de gente para assistir a mais um momento de animação.
“Em Altos Voos” da Academia de Dança de Matosinhos (ADM) foi o espetáculo apresentado, inspirado na obra de Richard Bach, Fernão Capelo Gaivota.
Fernão é diferente de todas as outras gaivotas do bando. As outras foram educadas desde pequenas a cumprir a sua missão, ir para o mar e trazer alimento. E é o que fazem, dia após dia, desde sempre, sem nunca se questionarem porquê. Fernão não percebe. Ele voa por prazer, voa cada vez melhor, e sabe que o voo, em si mesmo, é um dom único. Desafiando as rígidas regras do bando, assume o seu desejo de se aperfeiçoar, de usar melhor esse fantástico poder de voar. E procura ir sempre cada vez mais rápido, cada vez mais longe, até onde as asas o levarem, levando as suas experiências ao limite e arriscando a própria vida. Mas o Bando não vê com bons olhos aquelas aventuras acabando por expulsá-lo …
Fundada em 2008, o público-alvo da ADM são as crianças e jovens em idade escolar, entre os 3 e os 18 anos de idade, residentes no concelho de Matosinhos. O projeto apresenta também aulas regulares para adultos, com e sem formação prévia. A ADM promove um programa de formação vocacional em ballet clássico baseando a sua formação no método russo Vaganova. A Academia desenvolve também um programa de formação vocacional em dança contemporânea e flamenco.
Nas três grandes áreas do ballet clássico, dança contemporânea e flamenco desenvolve-se também trabalho de coaching, preparando alunos para concursos internacionais e audições para companhias de dança, tendo já orientado diversos alunos no prosseguimento de estudos em escolas internacionais.
No que diz respeito à formação livre a Academia apresenta disciplinas como a hip-hop, dança jazz, condicionamento físico, pilates e capoeira que poderão funcionar como disciplinas opcionais nos cursos vocacionais de ballet clássico, dança contemporânea e flamenco.
Amanhã, pelas 17h30, o Animar Matosinhos prossegue com mais um espetáculo, desta vez, da Escola Eu Danço.
Consulte a programação para os meses de julho e agosto em https://www.cm-matosinhos.pt/servicos-municipais/comunicacao-e-imagem/eventos/evento/animar-matosinhos-58
