Bispo Emérito de Setúbal será agraciado pelo Presidente da República
No dia em que se celebra o 107.º aniversário da Implantação da República, o Presidente da República condecorará, com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade, a título póstumo, D. Manuel Martins, falecido no passado dia 24 de setembro.
D. Manuel da Silva Martins nasceu em Leça do Balio, a 20 de janeiro de 1927. Depois de ter frequentado a escola primária da sua terra natal, fez os seus estudos nos Seminários do Porto e na Universidade Gregoriana, em Roma. Começou a sua atividade como professor de Direito Canónico no Seminário maior do Porto, de que foi Vice-reitor.
De 1960 a 1969 (durante o exílio de D. António Ferreira Gomes, Bispo do Porto) foi pároco de Cedofeita. Para além de uma atividade pastoral intensa, aí promoveu a construção de nova igreja (completada pelo seu sucessor) e a "Arca de Noé", para fins sociais e culturais. Recuperou ainda para o património paroquial a Creche de Cedofeita. Fundou também o jornal paroquial Alleluia e manteve por largo tempo um programa radiofónico semanal nos Emissores do Norte Reunidos.
Em 1969, quando D. António Gomes Ferreira regressou do exílio, foi reconduzido no cargo de professor do Seminário e nomeado vigário-geral da Diocese do Porto, tendo dirigido também a revista diocesana Igreja Portucalense.
Em julho de 1975, foi nomeado 1º Bispo de Setúbal, tendo sido ordenado em 26 de Outubro. Com uma presença muito ativa, desenvolveu a sua ação pastoral até 24 de abril de 1998, numa constante preocupação pela defesa dos mais carentes e marginalizados.
A passagem de D. Manuel Martins por Setúbal durou 23 anos, tempo em que a sua figura se impôs como personagem necessária à história contemporânea de uma região que atravessou fases, no mínimo, problemáticas. Foi dispensado da Diocese de Setúbal a seu pedido, em abril de 1998, voltando para a sua terra natal, Leça do Balio, continuando a percorrer o País em intervenções na área do social, realizando conferências e ações de orientação para o clero.
A Câmara Municipal de Matosinhos atribuiu, em maio de 1993, a D. Manuel Martins a Medalha de Honra de Matosinhos (Dourada) e o Titulo de Cidadão de Matosinhos.
Doutor honoris causa pela Universidade Lusíada, D. Manuel Martins foi também agraciado com a Grã-cruz da Ordem de Cristo e com o Galardão dos Direitos Humanos da Assembleia da República. Em maio de 2015, foi condecorado com a medalha da Ordem de Timor-Leste, pelo papel que desempenhou na restauração da independência deste país.
Amanhã, nas cerimónias comemorativas do 5 de Outubro, além de D. Manuel Martins, serão ainda condecorados com a mesma distinção o sociólogo e antigo ministro da Agricultura António Barreto e, a título póstumo, a antiga Primeira-ministra Maria de Lurdes Pintassilgo.
A cerimónia realiza-se às 13h00 no Palácio de Belém, em Lisboa.
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
