02.12.11
10º aniversário da Biblioteca de S. Mamede de Infesta assinalado com teatro, inauguração de dois novos espaço e bolo de aniversário.
O rei leão era o narrador. Falava com os outros animais da selva: os elefantes, as girafas, os rinocerontes. Todos eles se mexiam, mexiam sem parar porque senão…. Podiam encontrar o Cuquedo, um animal assustador que deambulava pela selva. Até que, um dia, o Cuquedo apareceu mesmo! Poderá não ser bem assim a história da autoria de Clara Cunha, mas também não faz mal. O importante era que os alunos do 1º ano da EB da Asprela dramatizassem este conto, um livro aconselhado pelo Plano Nacional de Leitura, tal como o apreenderam após o terem ouvido, após o terem pintado, e só depois folheado em actividades na Biblioteca de S. Mamede de Infesta.
Este foi um dos pontos altos do programa preparado para assinalar o 10º aniversário desta Biblioteca, localizada no edifício da Nova Centralidade, que se comemora hoje, sexta-feira, dia 2 de Dezembro. Ao longo dos 10 anos de actividade, a Biblioteca recebeu milhares de visitantes que têm à sua disposição cerca de 16 mil títulos para o público infanto-juvenil e adulto, entre livros, vídeos, cd’s, cd Rom’s e inúmeras publicações periódicas, bem como o acesso gratuito à internet.
Numa dinâmica contínua de incentivo à leitura, a biblioteca tem sido um local de muitos encontros, com escritores, ilustradores e artistas de várias áreas. Captou e fidelizou muitos leitores, que introduziram no seu quotidiano a utilização dos serviços e a fruição das iniciativas que nela se têm desenvolvido.
A manhã festiva, que permitiu colorir a biblioteca de balões multicolores, ou não fosse este um dia de um aniversário, começou com a inauguração de dois novos espaços/serviços feita pelo Vereador da Cultura, Fernando Rocha: “O Cantinho do Conto” e a “Cinemateca Júnior”. A informalidade do corte da fita, um momento aplaudido pelas crianças da EB da Asprela que se juntaram à festa, permitiu espreitar um recanto de cor, de criatividade e de sonho, com uma joaninha gigante, o teatrinho de fantoches, animais da selva, uma árvore de encantar, um livro pintado na parede e tapeçarias que parecem ilustrações.
Depois, seguiu-se a dramatização do história “O Cuquedo” na presença da autora do livro, Clara Cunha, que no final agradeceu a todos os meninos um momento tão bonito em torno do seu livro. Desta forma, os alunos da EB da Asprela tiveram a oportunidade de conversar com a escritora, fazendo-lhe todo o tipo de perguntas sobre o livro em questão bem como sobre a actividade profissional da autora. Um momento que foi também aproveitado para Clara Cunha escrever algumas dedicatórias nos livros dos alunos.
A manhã terminou em torno do bolo de aniversário, bem colorido e com destaque para o Mamedinho, a mascote da Biblioteca.
De tarde, haverá um espectáculo de fantoches, pelas 15h30, e uma sessão de cinema pelas 17h00 com o filme “Fantasia” da Walt Disney.
Conteúdo atualizado em2 de dezembro de 2011às 14:49
