
Venda de artigos reverte a favor das actividades e projectos da instituição.
A Delegação de Matosinhos da Cruz Vermelha Portuguesa tem, desde o dia 9 de Dezembro, uma nova loja no Mercado Municipal de Matosinhos.
“Montes de Coisas” é um espaço onde se pode encontrar artigos variados, como roupa, brinquedos, material escolar, entre outros, cuja venda reverte a favor da instituição.
Segundo a Presidente da Delegação de Matosinhos da Cruz vermelha Portuguesa, Dr.ª Joana Salinas, a angariação de fundos visa financiar as actividades diárias e projectos como a Casa-abrigo para mulheres vítimas de violência doméstica.
O espaço, localizado no número 11, da zona exterior do Mercado Municipal, junto à praça de táxis, foi cedido pela Autarquia em regime de comodato, pelo período de um ano, com a possibilidade de renovação.
A deliberação foi tomada a 03 de Novembro de 2009. O espaço destina-se à venda dos produtos oferecidos à Cruz Vermelha Portuguesa, constituindo-se como uma importante fonte de rendimento para as diferentes actividades desenvolvidas pela instituição.
Esta cedência representa um valor anual de subsídio em espécie de 1638,00€, dado que, de acordo com a última cotação efectuada pela Comissão de Avaliação, o valor da renda das lojas exteriores do mercado municipal de Matosinhos está avaliada em 5,46€/m².
O Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr. Guilherme Pinto, e o Vice-presidente da Autarquia, Dr. Nuno Oliveira, marcaram presença na inauguração da loja.
O Dr. Guilherme Pinto recordou os investimentos que estão previstos para o Mercado Municipal e sua envolvente, nomeadamente a criação do Espaço Quadra, e o contributo que instituições como a Cruz Vermelha Portuguesa podem dar no processo de transformação de todo o edifício.
A Cruz Vermelha Portuguesa iniciou a sua actividade em 1865, com o nome de “Comissão Provisória para Socorro a Feridos e Doentes em Tempo de Guerra”. O seu regime jurídico ficou estabelecido através do Decreto-lei n.º 164/91, de 7 de Maio.
O Núcleo de Matosinhos da Cruz Vermelha Portuguesa, sediado no Concelho desde 1998, tem desenvolvido uma importante intervenção junto da comunidade, quer ao nível da área social quer ao nível da saúde.
O Núcleo de Matosinhos desenvolve actividades diversas, desde o Serviço de Apoio Domiciliário (higiene, alimentação e tratamento de roupa), o apoio a famílias carenciadas (num total de 1170 famílias apoiadas até ao momento), o empréstimo e cedência de ajudas técnicas e a Unidade de Socorro, entre outras.
Desenvolve ainda um importante trabalho ao nível do Atendimento Integrado e da intervenção junto das vítimas de violência doméstica, através do acolhimento e integração das pessoas na Casa Abrigo “Recomeçar” e do seu acompanhamento na construção de novos projectos de vida.

