Regime de Fruta Escolar implementado em todas as escolas do 1ºCiclo do Ensino Básico e pré-escolar do Concelho.
“Apesar da crise, a obesidade continua a ser um dos grandes problemas dos nossos jovens. É preciso apostar na educação alimentar. Já o fazíamos antes da crise. Ainda recentemente fizemos a Feira das Sopas. Com este tipo de iniciativas, queremos incutir novos hábitos alimentares, dando a conhecer às nossas crianças alimentos saudáveis mas igualmente saborosos. O momento de distribuição da fruta é um momento de festa”, salientou o Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos.
O Dr. Guilherme Pinto visitou, dia 30 de Outubro, a EB/JI da Barranha, na Senhora da Hora, acompanhado pelo Vice-presidente, Dr. Nuno Oliveira, e o Vereador da educação, Prof. António Correia Pinto.
Numa iniciativa financiada por fundos comunitários, articulada entre os ministérios da Educação, Agricultura e Saúde, e os municípios, o Regime de Fruta Escolar prevê a distribuição gratuita de fruta e produtos hortícolas, duas vezes por semana, a todos os alunos do 1.º ciclo. No entanto, consciente da importância desta medida para a saúde de todas as crianças, a Autarquia de Matosinhos alargou, mais uma vez, esta distribuição a todos os jardins-de-infância do Concelho, procurando, desta forma, aumentar o número de crianças que beneficiarão da inclusão destes alimentos nas suas merendas e incentivar o consumo de fruta e hortícolas, em idades ainda mais precoces.
Em Matosinhos, a fruta é distribuída às terças e quintas-feiras. Segundo o Vereador da Educação, “duas a três vezes por ano são ainda distribuídos produtos como a cenoura e o tomate”. “A recetividade tem sido fantástica”, revela o Prof. António Correia Pinto.
A implementação do Regime de Fruta Escolar abrange, este ano letivo, cerca de 5900 alunos do 1.º ciclo e 2200 crianças dos jardins-de-infância, num total de 230 turmas.