
O Grupo Impresa vai sediar-se em Matosinhos. As instalações da SIC e das publicações da Impresa Publishing, como o Expresso e a Visão, passarão em breve para um novo edifício na Rua Afonso Cordeiro, em Matosinhos.
O Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr. Guilherme Pinto, e a Administração do Grupo Impresa assinaram no dia 30 de Julho o protocolo que criará as condições para a instalação, em Matosinhos, do Grupo Impresa, proprietário, entre outros, da SIC, Expresso e Visão.
A assinatura do protocolo realizou-se nos Paços do Concelho e foi seguido de uma visita às futuras instalações do Grupo, no antigo Matadouro Municipal. O edifício será requalificado pela Autarquia e posteriormente arrendado ao Grupo Impresa durante 15 anos.
É este impulsionar da área criativa que a Câmara Municipal de Matosinhos pretende fazer ao promover a instalação no concelho do Grupo Impresa, recuperando parte do edificado degradado e convertendo-o num pólo altamente criativo, um Media Parque numa zona a revitalizar da cidade, prevendo replicar o efeito catalisador já verificado noutras cidades:
- diversidade das actividades económicas – previsível a deslocação e a criação de empresas prestadoras de serviços para o grupo;
- atracção de talentos e Recursos Humanos qualificados – não sendo de esquecer aqueles que são formados nos estabelecimentos de ensino superior do Concelho e aí poderão ter colocação;
- atracção de investimento de capital de risco, visto a cidade se tornar cada vez mais atractiva pela diversidade apresentada.
A Câmara Municipal de Matosinhos tem vindo a fazer um claro esforço de dinamização da economia, apoiando novas áreas e nichos da economia, como se pode constatar pelas colaborações recentemente estabelecidas com a Escola Superior de Arte e Design e a Faculdade de Arquitectura do Porto.
Definidas como indústrias que fornecem apoio ao desenvolvimento das tecnologias de informação e telecomunicações, assim como as suas redes e ferramentas, as indústrias culturais têm vindo a ser consideradas fundamentais no relançamento da economia de cidades que, como Matosinhos, foram muito industrializadas e passaram a ter um forte cariz de prestadoras de serviços (Sheffield, Singapura, Barcelona, Bilbau e Lisboa, entre outras).
O Grupo Impresa é neste momento constituído por 3 grandes áreas de negócio – jornais e revistas, televisão e digital, pelo que se considera ser um importante parceiro para a criação de um pólo de desenvolvimento das indústrias criativas no concelho.

