A Câmara Municipal de Matosinhos e o Grupo Editora Vida Económica promoveram ontem a Conferência “Crescimento e sustentabilidade em Matosinhos”.
A iniciativa decorreu no Mercado Municipal de Matosinhos e contou com a participação de oradores do setor empresarial, da academia, de centros de investigação e de instituições da economia do mar: Pedro Pinto, CEO Lionesa Group, Manuel Moreira da Silva, presidente do ISCAP- Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Frederico Ferreira, Secretário-geral do Fórum Oceano- Associação da Economia do Mar, Vítor Vasconcelos, diretor do CIIMAR- Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental, Miguel Gonçalves, fundador da E-goi, e Rui Lopes Ferreira, CEO na Super Bock.
Moderada pelo administrador do Grupo Editora Vida Económica, João Luís Peixoto de Sousa, a conferência abordou temas como as oportunidades de expansão e o crescimento sustentável de Matosinhos, a revolução industrial, a internacionalização, o ensino superior, a formação profissional e o emprego qualificado, o crescimento sustentável e o papel das empresas.
A propósito dos “Desafios de Desenvolvimento de Matosinhos”, a Presidente da Câmara Municipal referiu na sua intervenção na sessão de abertura, que “a nova revolução industrial, baseada agora na transição digital combinada com a agenda da descarbonização, oferece-nos a oportunidade de liderar o processo desde o início”. O sucesso, nas palavras de Luísa Salgueiro, depende de cinco fatores: educação, qualidade de vida, oportunidade de carreira internacional, o investimento em hubs de conhecimento e a conetividade com o mundo.
A edil salientou que “Matosinhos tem apostado nos últimos anos nos ‘clusters’ da economia do mar, da mobilidade, das indústrias criativas e tecnologias de informação e comunicação”.
Assim, considera que o município está preparado para “assumir um lugar de destaque na transição digital nesta que é a primeira zona livre tecnológica do país, mantendo uma aposta decisiva na descarbonização da economia e nos objetivos de desenvolvimento sustentável”.
Presentes no Mercado Municipal de Matosinhos estiveram também o Vice-presidente da autarquia, Carlos Mouta, e os vereadores Manuela Álvares, António Correia Pinto, Marta Pontes e Vasco Pinho.