Atividades para toda a família na inauguração da primeira fase da obra
Amanhã será inaugurada a primeira fase do projeto do Corredor Verde do Leça, entre as pontes de Moreira e da Pedra (incluindo a ligação a Picoutos), numa extensão de 6, 9 km.
No sábado, entre as 09h30 e as 18h00, haverá, no Parque das Varas, várias atividades para as famílias. Caminhada, passeio de bicicleta, slide, insufláveis, rapel, carros a pedais, aulas de fitness são algumas das atividades.
Pelas 09h30, haverá uma caminhada guiada pela arquiteta Laura Roldão, autora do projeto, com início no Parque das Varas e fim na ponte de Moreira. Aí, pelas 11h00, terá lugar a inauguração oficial da obra, que contará com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, e do Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro.
Pelas 11h30, irá realizar-se um passeio de bicicleta. À tarde, pelas 16h00, irá decorrer uma prova de orientação de iniciação.
Do programa faz parte um conjunto de oficinas e jogos, na área do ambiente, que estarão divididas por temas em seis tendas instaladas para o efeito: “À Descoberta da Natureza no Vale do Leça”, “Da camisola ao saco”, “Desplastificar”, “Pequenos Cientistas no rio Leça”, “Uma aventura Verde”, “Há rio e mar, há lixo para transformar”, “A vida numa gotinha de água”, “Vamos limpar o lixo marinho na praia” e “Quiz da Água”.
Todas as atividades são gratuitas.
O Corredor Verde do Leça, recorde-se, consiste num projeto ambiental e de mobilidade, com um forte cariz cultural, económico, turístico e social, que visa a valorização paisagística e ambiental do rio Leça e das suas margens.
Cofinanciado pelo FEDER, através do programa comunitário Portugal 2020/Norte 2020, o projeto está a ser executado em três fases, num total de 18 km intervencionados.
Além da requalificação e revitalização das margens do rio Leça e da sua envolvência, o projeto prevê a construção de um percurso pedestre e ciclável ao longo das suas margens, criando uma alternativa de mobilidade para as deslocações quotidianas, a pé e de bicicleta, entre as zonas residenciais e as zonas empresariais localizadas na sua envolvente.