O cemitério oitocentista de Matosinhos foi o tema da última sessão deste ano
A última sessão deste ano do ciclo “Conversas sob as estrelas (em sítios improváveis)” decorreu na noite de ontem, 11 de novembro, e teve como tema o cemitério oitocentista de Matosinhos, também conhecido como cemitério municipal nº 1.
Orientada pelo historiador Joel Cleto, a sessão contou ainda com o contributo de Francisco Queiróz, um conhecido historiador de arte do Porto do século XIX e que se especializou nos estudos dos espaços funerários desta época, do seu acervo artístico e da sua função de representação simbólica da sociedade desta época.
A conversa inicial, entre Joel Cleto e Francisco Queiróz, realizou-se num espaço com uma ligação privilegiada a esta temática: o Salão Nobre da Santa Casa da Misericórdia de Matosinhos, decorada com os retratos de algumas das personalidades que estiveram diretamente ligadas à sua construção e cujas capelas-jazigo ocupam os principais lugares deste cemitério. Na conversa introdutória foi explicada a génese da criação dos cemitérios municipais, seguindo alguns modelos desta época, e seguindo a moda do Romantismo, como os cemitérios da Irmandade da Lapa ou do Prado do Repouso.
Seguiu-se a visita ao Cemitério Municipal nº 1, onde Francisco Queiróz foi explicando a forma como a organização espacial do cemitério reproduzia simbolicamente a hierarquia social da época e explicando o significado de algumas representações artísticas que se encontram neste espaço.
No final, ainda houve tempo para dar a conhecer aos participantes nesta visita noturna algumas histórias mais pitorescas relacionadas com algumas personalidades que ocuparam estes jazigos.
Recorde-se que a iniciativa “Conversas sob as estrelas” surgiu como um complemento natural do “Moontosinhos”, cujas visitas em noites de lua cheia se revelaram um grande sucesso, com centenas de participantes em todas as sessões.
O projeto das “Conversas sob as estrelas (em sítios improváveis)” avançaram este ano, com quatro sessões, que foram ocorrendo em edifícios e monumentos de Matosinhos, em alguns casos, abertos ao público pela primeira vez, contando com um conjunto de convidados com trabalhos de investigação científica já realizados sobre os locais e as temáticas a eles associadas. Este programa procurou dar sequência ao trabalho de divulgação e preservação do património material e imaterial que a Câmara Municipal de Matosinhos tem realizado nos últimos anos, requalificando e restaurando importantes testemunhos da história do concelho.
O ciclo “Conversas sob as estrelas” encerrou-se, mas o ciclo Moontosinhos prosseguirá na próxima noite de lua cheia, a 24 de novembro, com uma visita pelas capelas de Leça da Palmeira.
Para mais informações e inscrições: gmah@cm-matosinhos.pt.
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
