Sessão inaugural deu a conhecer a antiga Quinta dos Bispos, em Santa Cruz do Bispo
O novo ciclo de conferências “Conversas sob as Estrelas” promovido pela Câmara Municipal de Matosinhos e orientado pelo historiador Joel Cleto iniciou-se na noite de ontem, 2 de maio, e contou com a presença do Vereador da Cultura da Câmara de Matosinhos, Fernando Rocha, da Presidente da União das Freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo, Lurdes Queirós.
Nesta primeira sessão, dedicada a um dos mais escondidos e desconhecidos monumentos do Renascimento no norte do país, o Palácio de Dona Mafalda na Quinta dos Bispos, atual Estabelecimento Prisional de Santa Cruz do Bispo, Joel Cleto contou com um convidado especial, José Ferrão Afonso, um dos grandes especialistas portugueses na época renascentista.
Professor auxiliar da Universidade Católica do Porto, José Ferrão Afonso é licenciado e mestre em História pela Universidade do Porto e doutorado em Teoria e História da Arquitetura pela Escola Superior de Arquitetura de Barcelona. No âmbito do seu pós-doutoramento, na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, prestou uma particular atenção a este, injustamente esquecido, monumento.
Na sessão inaugural do Conversas sob as Estrelas (em sítios improváveis) houve, assim, a oportunidade de ficar a conhecer como surgiu este palácio, quem foi o responsável pela sua edificação e o que ele teve de pioneirismo. A conversa, junto à Quinta dos Bispos, bem no centro de Santa Cruz do Bispo (Largo da Viscondessa) sob as estrelas, iniciou-se pelas 21h30, continuando depois num outro belo espaço, a poucas dezenas de metros: a igreja paroquial da freguesia, também ela profundamente associada à Quinta e à presença dos bispos do Porto, momento em que se juntou à conversa o Padre Matias, pároco da Igreja de Santa Cruz do Bispo.
Recorde-se que a iniciativa “Conversas sob as estrelas” surge como um complemento natural do “Moontosinhos”, cujas visitas em noites de lua cheia têm constituído um êxito retumbante, sendo mensalmente acompanhadas por várias centenas de pessoas.
As conferências terão lugar em edifícios e monumentos de Matosinhos que, em alguns casos, estarão abertos ao público pela primeira vez, contando com um conjunto de convidados com trabalhos de investigação científica já realizados sobre os locais e as temáticas a eles associadas. O novo programa procura dar sequência ao trabalho de divulgação e preservação do património material e imaterial que a Câmara Municipal de Matosinhos tem realizado nos últimos anos, requalificando e restaurando importantes testemunhos da história do concelho.
A iniciativa percorrerá, em 2018, alguns dos locais mais icónicos da história de Matosinhos, sendo a participação gratuita mediante inscrição prévia pelo email gmah@cm-matosinhos.pt.
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
