No dia 14 de Junho, no Auditório da Biblioteca Municipal Florbela Espanca, realizou-se mais uma conferência da 2ª edição das “Conversas Objectivas” sob o tema «Os “Olhares fotográficos” dos estrangeiros».
Totalmente identificada na mente do cidadão comum com o lazer, a fotografia é, muitas vezes, identificada somente como um hobby, um passatempo. Esquece-se, assim, de certa maneira, o papel fundamental da fotografia como documento histórico, do seu enorme valor probatório, informativo e até mesmo de investigação.
O Ciclo de Conferências “Conversas Objectivas”, iniciado em 2007, tem como grande objectivo aguçar no público em geral o gosto pela fotografia.
Assim, no dia 14 de Junho, no Auditório da Biblioteca Municipal Florbela Espanca, realizou-se mais uma conferência das “Conversas Objectivas” com Ângela Camila Castelo-Branco e António Faria, ambos coleccionadores e sócios-fundadores da Associação Portuguesa de Photografia.
Com a abertura a cargo do Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, a apresentação da conferência coube a Tereza Siza. O tema foi «Os “Olhares fotográficos” dos estrangeiros», dividido em dois sub-temas: “De Charles Legrand e William Barclay a Man Ray”, por Ângela Camila Castelo-Branco; e “Wolfgang Sievers, Henri Cartier-Bresson e Georges Dussaud”, “Sebastião Salgado e os «Mensageiros da Liberdade»”, e “Os olhares de Cândida Hoffer, Bert Teunissen e Marta Sicurella” por Anónio Faria.
O Ciclo de Conferências prossegue no dia 28 de Junho às 17h30, no mesmo local, com Rodrigo Amado, músico, jornalista e fotógrafo e António Júlio Duarte, fotógrafo. O tema a desenvolver será “Rodrigo Amado e António Júlio Duarte: partilha e identidades” e a apresentação ficará a cargo de Teresa Siza.