No dia 24 de Maio, no Auditório da Biblioteca Municipal Florbela Espanca, realizou-se a segunda conferência da 2ª edição das “Conversas Objectivas” sob o tema "Fotojornalismo e os mercados editoriais”.
Convivemos com um número tão grande de inovações na sociedade moderna que muitas vezes nem nos apercebemos da importância das coisas mais simples. Nem chegamos a perceber, inclusive, como muitas dessas coisas simples são imprescindíveis à nossa vida. Uma delas, com certeza, é a fotografia.
Totalmente identificada na mente do cidadão comum com o lazer, a fotografia é muitas vezes identificada somente como um hobby, um passatempo. Esquece-se, assim, de certa maneira, o papel fundamental da fotografia como documento histórico, do seu enorme valor probatório, informativo e até mesmo de investigação.
O Ciclo de Conferências “Conversas Objectivas”, iniciado em 2007, tem como grande objectivo aguçar no público em geral o gosto pela fotografia.
Assim, no dia 24 de Maio, no Auditório da Biblioteca Municipal Florbela Espanca, realizou-se a segunda conferência da 2ª edição das “Conversas Objectivas”. Sob o tema "Fotojornalismo e os mercados editoriais”, a conferência contou com a presença de Rui Xavier, fotógrafo, Grande Prémio de Fotojornalismo Visão/BES 2001, e de José Manuel Bacelar, fotógrafo, Grande Prémio de Fotojornalismo Visão/BES 2004. A apresentação esteve a cargo de Cesário Alves.
As «Conversas Objectivas» prosseguem no próximo dia 31 de Maio às 17h30, no Auditório da Biblioteca Municipal Florbela Espanca, com Sérgio Gomes - autor do blogue "Arte Photographica", jornalista do Público e crítico de fotografia. O tema da conferência será "Um blogue de fotografia: a experiência de fazer o Arte Photographica”, com apresentação de Maria Carmo Serén.