Um evento em torno da Fotografia na Biblioteca Municipal Florbela Espanca.
A fotografia está indissoluvelmente ligada à vida quotidiana. Tão ligada está que quase não a vemos à força de a ver. Está presente em variadíssimos acontecimentos privados ou públicos como imprescindível elemento documental. A fotografia aparece-nos hoje como o mais fiel processo de reprodução da vida social e é um instrumento fundamental de comunicação.
Tendo presente a riqueza arquivística do Fundo Fotográfico do Arquivo Histórico Municipal de Matosinhos, foi organizado pela Câmara Municipal de Matosinhos um ciclo de conferências intitulado «Conversas Objectivas», dado o contributo que a Fotografia tem na promoção da memória colectiva e individual. Ela une o passado ao presente.
Este evento, para além de se ter dirigido aos profissionais e estudantes da área, pretendeu aguçar no público em geral o interesse por esta forma de expressão artística, através de um conjunto de conversas de cariz informal, onde estiveram em diálogo diversos especialistas em fotografia, como Teresa Siza, Vitória Mesquita, Luís Pavão, Olívia da Silva e António Ventura.
A «Evolução do olhar fotográfico» deu o mote para a última conferência no passado dia de 21 de Julho no auditório Biblioteca Municipal Florbela Espanca. Esta foi apresentada pelo Prof. Cunha e Silva e contou com a presença da historiadora Maria do Carmo Serén na qualidade de oradora principal.
Ainda na sua primeira edição, o ciclo de «Conversas Objectivas» é já uma referência para todos quantos se interessam por Fotografia. Com um registo informal e de constante interacção com o público, este evento garantiu níveis de audiência e uma projecção nos meios de comunicação social que atestaram do sucesso de mais esta iniciativa da Câmara Municipal de Matosinhos.