
A renovação do CLDS por mais três anos surge na sequência do Projecto “Matosinhos Activo” Progride- Medida 1, dinamizado pela ADEIMA (Associação para o Desenvolvimento Integrado de Matosinhos). O projecto terminou no passado dia 18 de Setembro. Contudo, atendendo aos resultados assinaláveis alcançados, às sinergias comunitárias geradas e às fragilidades socioeconómicas do Concelho, entendeu-se que a continuidade da intervenção era premente. Este prolongamento deve ser entendido como modo de obstar eventuais retrocessos nos resultados alcançados, e simultaneamente, potenciar as dinâmicas locais já implementadas por este Projecto (Matosinhos Activo) e outras por si não contempladas.
Face ao exposto, e ao panorama actual de desemprego no País, e designadamente no Concelho de Matosinhos, bem como, os fenómenos de pobreza e exclusão social, em particular no actual contexto da crise global, o novo CLDS tem a validade de três anos e divide-se em três eixos de intervenção: Emprego, Formação e Qualificação; Intervenção Familiar e Parental; Capacitação da Comunidade e das Instituições; Informação e Acessibilidades.
O Presidente do Instituto de Segurança Social, Dr. Luís Cunha, realçou que esta parceria tem vindo a desenvolver-se com várias autarquias do país. No caso de Matosinhos, o investimento global neste projecto é de 600 mil euros e será suportado pelo Instituto da Segurança Social. A ADEIMA tem agora 45 dias para apresentar o Plano de Acção.
O Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos congratulou-se pelo esforço conjunto que está a ser feito pelos membros da Rede Social para resolver os problemas sociais do Concelho.
Com a Loja do Emprego e a Loja do Empreendedor, o Dr. Guilherme Pinto espera reduzir ainda mais a taxa de desemprego no Concelho que, desde o início do ano, caiu 3% (de 9.385 para 9.035 pessoas).
Uma das novidades que o novo CLDS apresenta é o cruzamento de dados entre as instituições de solidariedade social, autarquia e Segurança Social, no que respeita às necessidades. “Para evitar a duplicação de resposta, haverá uma lista única na área da solicitação de lares, centros de dia, etc.”, explicou o Dr. Guilherme Pinto.
Relativamente às Lojas do Emprego e do Empreendedor, o Vice-presidente da Câmara de Matosinhos referiu a aposta quer na formação quer na consultadoria aos empreendedores que queiram criar ou dinamizar o seu negócio. “Com estas duas lojas, pretendemos alavancar o número de postos de trabalho criados em Matosinhos”, disse o Dr. Nuno Oliveira.
Eixo 1- Emprego, Formação e Qualificação
Loja do Emprego- Objectivos:
- Atender, acompanhar e orientar 1000 pessoas desempregadas na procura do emprego (durante os três anos do projecto)
- Integrar 300 pessoas desempregadas no mercado de trabalho (durante os três anos do projecto)
- Aumentar as competências de formação de base de 150 pessoas desempregadas ou com baixas qualificações escolares e profissionais
- Aumentar as competências de empregabilidade de 120 pessoas desempregadas ou com baixas qualificações
- Dinamizar uma bolsa de emprego
Loja de Empreendedor- Objectivos:
- Criar a Loja de Empreendedor (no Centro Comercial Antiga Câmara, na Rua Brito Capelo, até ao primeiro trimestre de 2011)
- Apoiar pessoas na criação do seu negócio
- Acompanhar empresas na melhoria do seu negócio
Eixo 2- Intervenção Familiar e Parental
Serviço de Apoio Parental- Objectivos:
- Acompanhar 45 famílias com situações de risco na infância (nos primeiros três anos do projecto)
- Criar condições para a satisfação das necessidades físicas, cognitivas, emocionais e sociais de 60 crianças e jovens em risco (nos três anos do projecto)
- Aumentar as competências e capacidades parentais de 45 famílias para cuidarem dos seus filhos e filhas (nos três anos do projecto)
Eixo 3- Capacitação da Comunidade e das Instituições
Registo único de pessoas inscritas- Objectivo:
- Criar um sistema de lista de espera comum a todas as instituições do concelho
Banco de ajudas técnicas- Objectivo:
- Criar e gerir um Banco de Ajudas Técnicas a nível concelhio
Eixo 4- Informação e Acessibilidades
Acções TIC- Objectivo:
- Aumentar as competências na área de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) de crianças, pessoas em idade activa e pessoas idosas.
