Demolição em Angeiras abre Mês do Ambiente em Matosinhos
No Dia do Ambiente, a Câmara Municipal de Matosinhos demoliu a última construção ilegal na orla costeira.
Situada na Avenida da Praia de Angeiras, em Lavra, a habitação ilegal acolheu durante anos uma família que vivia sem condições.
A família foi realojada pelos serviços da Matosinhos Habit no Conjunto Habitacional de Angeiras, próximo do local onde viviam de forma a manter as crianças na mesma escola que frequentavam e a proteger os empregos onde os adultos trabalhavam.
A construção ocupava uma área de domínio público marítimo. Com a sua demolição, a autarquia cumpre mais uma etapa na execução do Plano de Ordenamento da Orla Costeira (POOC) Caminha-Espinho, no âmbito do qual cerca de uma dezena de imóveis construídos ilegalmente foram já removidos.
Recorde-se que, já em maio último fora demolidas duas construções ilegais e devolutas na Praia do Marreco, em Lavra.
O projeto de requalificação da orla costeira de Matosinhos envolveu, até agora, um investimento de mais de 50 milhões de euros – o maior a nível nacional nesta área.
Segundo o Presidente da Câmara Municipal, Eduardo Pinheiro, depois de concluídos os trabalhos de demolição e de limpeza do terreno, seguir-se-á o processo de renaturalização dos terrenos em área dunar. No futuro, deverá ser criado um pequeno parque de estacionamento de apoio à nova concessão prevista no futuro POOC, que continua em revisão.
Além de Eduardo Pinheiro, estiveram presentes na demolição o Vice-presidente da Autarquia, Fernando Rocha, a Vereadora da Ação Social, Lurdes Queirós, o Vereador do Ambiente, Tiago Maia, a administradora da Matosinhos Habit, Olga Maia, o Diretor Regional da Agência Portuguesa do Ambiente, Pimenta Machado, e o presidente da junta da união de freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo, Rodolfo Mesquita.
A demolição desta construção ilegal marca o arranque do Mês do Ambiente de Matosinhos. Até 8 de julho, estão previstas cerca de três dezenas de atividades de promoção e educação ambiental. Destaque para a limpeza das margens do rio Leça, a requalificação do Parque do Carriçal, oficinas de culinária sustentável e de agricultura biológica, a apresentação de um parque para cães, o repovoamento de espécies terrestres e marítimas, campanhas de promoção de adoção animal e a abertura de um hospital veterinário, a apresentação do Corredor Verde do Leça, a cerimónia de hastear das bandeiras azuis nas praias do concelho e a inauguração de uma casa inteligente.
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
