
O Conselho Consultivo do Emprego e Formação de Matosinhos vai ser oficialmente constituído em Junho. Esta foi uma das informações lançadas no dia 28 de Abril, após a reunião que se realizou entre o Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, e cerca de duas dezenas de entidades públicas e privadas que vão fazer parte do novo órgão consultivo.
A promoção do emprego é um objectivo fundamental em Matosinhos, sendo uma das dimensões mais importantes da vida das pessoas, onde se podem jogar factores determinantes de exclusão social, sobretudo nos períodos de compressão de emprego ou nos locais onde o mercado se caracteriza por uma forte instabilidade e precariedade.
Para responder a este objectivo, a Câmara Municipal de Matosinhos, propõe-se lançar a constituição de um Conselho Consultivo do Emprego e da Formação, fazendo-o de forma concertada e em profundo diálogo com as instituições envolvidas.
Reunindo agentes detentores de um conhecimento sobre o funcionamento, a nível local, dos sistemas complementares de emprego e formação, pretende-se iniciar um fórum de discussão sobre os problemas e potencialidades que caracterizam hoje o nosso sistema de emprego, trabalhando em rede com as diferentes instituições e com as pessoas.
O Conselho Consultivo do Trabalho e do Emprego inscreve-se numa linha de alargamento das parcerias ao sector empresarial, numa óptica de responsabilidade social, mas também de planeamento estratégico. Este novo órgão deverá saber identificar áreas profissionais com capacidade de oferta de emprego, analisar as necessidades do mercado de trabalho ao nível da formação profissional ou estabelecer redes de contacto entre entidades no sentido de facilitar a inserção no mercado de trabalho.
O Conselho Consultivo do Emprego e Formação deverá reunir-se ordinariamente duas vezes ano, sendo presidido pelo Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto. Nas reuniões poderão ainda participar os Vereadores dos Pelouros da Acção Social e Saúde, das Actividades Económicas e da Educação, mas sem direito a voto.
Durante a apresentação do novo órgão consultivo, o Presidente da Câmara lançou alguns números relativamente ao emprego em Matosinhos. Refira-se que a taxa de desemprego no concelho sofreu uma redução de 2,7 por cento, encontrando-se, neste momento, na caso dos 8,4 por cento, um valor muito próximo da média nacional e abaixo da taxa da Área Metropolitana do Porto.
Se vários factores poderão ter contribuído para esta descida, um deles é sem dúvida a abertura da Loja do Emprego em 2007, localizada na Rua Brito Capelo. No ano passado, inscreveram-se na Loja do Emprego cerca de 1200 pessoas.