A Câmara Municipal de Matosinhos acolheu no dia 24 de Janeiro mais uma reunião do Conselho Municipal de Educação. Foi apresentado o projecto-piloto «Promoção do Sucesso Escolar», desenvolvido pela Autarquia.
A Câmara Municipal de Matosinhos acolheu no dia 24 de Janeiro mais uma reunião do Conselho Municipal de Educação. No final da sessão, o Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, revelou a sua satisfação pelas políticas da autarquia serem aprovadas pela comunidade escolar.
A principal conclusão do projecto-piloto «Promoção do Sucesso Escolar», desenvolvido pela Autarquia e apresentado nesta sessão, é que o número de crianças com insucesso escolar no Português pode diminuir em dois terços se for feita uma intervenção precoce no seu processo de aprendizagem.
O projecto foi desenvolvido junto de crianças que frequentavam o ensino pré-escolar nos Agrupamentos de Perafita e S. Mamede de Infesta. Depois de uma avaliação inicial, as que apresentavam um desempenho abaixo do esperado foram alvo de uma intervenção específica dos técnicos no sentido de melhorar as suas apetências para a leitura e escrita.
Segundo o estudo, as crianças abrangidas por este projecto obtiveram uma maior evolução nestas competências. “Foi possível ultrapassar 90% das dificuldades no domínio da aprendizagem da leitura e escrita”, sublinhou o Presidente da Câmara, considerando estes resultados muito gratificantes e anunciou que a Câmara Municipal vai alargar o projecto a todos os estabelecimentos de ensino pré-escolar do concelho, já a partir de Fevereiro. Seguir-se-á um programa semelhante para o ensino da Matemática.
A sessão serviu, ainda, para alinhavar algumas prioridades de Educação para 2008. Neste sentido, a Câmara Municipal vai actualizar a Carta Educativa, com o objectivo de reavaliar as prioridades em matéria de requalificação e construção de estabelecimentos de ensino. Haverá também uma reavaliação das actividades extracurriculares de forma a criar actividades que sejam aliciantes para os alunos e que contem com uma maior participação da comunidade.