
Comité de Trabalho Científico mede impactos do encerramento e avalia soluções alternativas
A Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, constituiu o Conselho Consultivo sobre a Reconversão da Refinaria com o objetivo de refletir sobre o acontecimento que marcou o final do ano de 2020, o anúncio de descomissionamento da Refinaria de Leça da Palmeira, de forma a construir pistas sobre o futuro. Se formalmente, tratando-se de uma operação privada, a Câmara apenas terá que pronunciar-se quando surgir um pedido de licenciamento nos serviços de gestão urbanística, do ponto de vista municipal, pretendeu-se antecipar e influenciar soluções que visem a manutenção da atividade económica e dos postos de trabalho.
Constituída por individualidades e entidades do meio empresarial e científico, esta reunião serviu para apresentar a apresentação dos membros, sua visão sobre o encerramento da refinaria e possível contributo para a sua reconversão
Paralelamente, a Câmara Municipal de Matosinhos constituiu também uma comissão técnica que tem a seu cargo a elaboração de relatórios científicos relativamente às matérias que dizem diretamente respeito à reconversão da Refinaria de Matosinhos. A Faculdade de Economia da Universidade do Porto está a realizar um Estudo de Impacto Económico do Encerramento da Refinaria, o Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial (INEGI( encontra-se a realizar o estudo relativamente a possíveis alternativas no domínio da energia e a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto está a recolher contributos sobre eventuais alternativas do ponto de vista da promoção do empreendedorismo de base tecnológica e energética com recurso ao Fundo de Transição Justa.
O Conselho Consultivo é constituído pelo professor Sobrinho Simões, o economista Artur Santos Silva, o arquiteto Nuno Grande e os investigadores Fernando Noronha, António Guerner, Alexandre Lima e Joana Maia Dias. A Porto Business School, a Universidade do Porto, a EFACEC, a Associação Empresarial de Portugal, a APDL, o CEIIA, a NOS, o INEGI, o CIIMAR e a AMP estão também presentes enquanto entidades de relevância regional do ponto de vista empresarial e científico. Integram ainda todos os grupos e partidos com assento na Assembleia Municipal (Bloco de Esquerda, Matosinhos, Sim!, Partido Social Democrata, Por Matosinhos, Partido Socialista, Partido Comunista Português, Partido Animais e Natureza. O professor Adélio Mendes, da Faculdade de Engenharia do Porto, coordena o Conselho Consultivo.
