Investimento de 1.150.000 euros em duas novas vias permite integrar o bairro na malha urbana do Padrão da Légua
“Acabou o gueto”. O presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Guilherme Pinto, sublinhou deste modo a importância da inauguração, esta manhã, de dois novos arruamentos junto ao Conjunto Habitacional do Seixo, na freguesia de São Mamede Infesta. As vias, com uma extensão total de 400 metros, permitem integrar de forma racional aquele bairro na malha urbana, colocando um ponto final ao seu isolamento e estigmatização. “O aspeto do bairro fica completamente diferente”, notou Guilherme Pinto.
Os arruamentos, orçados em 1.150.000 euros, servirão também de acesso a uma nova superfície comercial a inaugurar no final de Setembro e à futura unidade de cuidados continuados da Cooperativa Realidade, abrindo ainda caminho à concretização do parque urbano que nascerá no lugar da antiga Fábrica de Curtumes do Granjo, requalificando decisivamente toda a área confinante com a antiga estrada Porto-Póvoa.
As vias, refira-se, estabelecem a ligação entre as ruas Central do Seixo, Nova do Seixo e João José Cachofel, sendo compostas por uma faixa de rodagem dupla com oito metros de largura, dotada com baias de estacionamento lateral e passeios em betonilha. O pavimento é em tapete betuminoso.
Com esta obra fica concluído o conjunto de intervenções que, visando a inserção urbana dos conjuntos habitacionais do concelho de Matosinhos, permitiu eliminar os processos de estigmatização social associados à falta de acessos viários.