
2,8 milhões de euros de investimento na reabilitação de 104 fogos
A Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos assinalou a conclusão dos trabalhos de reabilitação do Conjunto Habitacional da Cruz de Pau.
Luísa Salgueiro fez-se acompanhar da presidente do Conselho de Administração da MatosinhosHabit, Manuela Álvares, da administradora executiva da MatosinhosHabit, Helena Vaz, do administrador não executivo da MatosinhosHabit, Carlos Mouta, do Vereador do Desporto da Autarquia, Vasco Pinho, e do Presidente da junta da União das Freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira, Paulo Carvalho.
A intervenção abrangeu 104 fogos dos seis blocos construídos em 1963 e que compõem um dos mais antigos núcleos de habitação social da cidade.
Orçada em 2,8 milhões de euros, a empreitada, realização em articulação com a MatosinhosHabit, incluiu a beneficiação do interior e do exterior dos blocos, bem como a substituição integral das infraestruturas de água, saneamento, eletricidade, telecomunicações e gás.
Com o objetivo de melhorar a eficiência energética e o conforto das habitações, a autarquia avançou com o isolamento térmico dos edifícios, através do sistema “Capoto”, e com a substituição de todas as caixilharias com vidros duplos com corte térmico.
O interior das habitações também foi renovado, nomeadamente no que respeita a cozinhas, casas de banho, pavimentos, portas e janelas.
O próximo passo é a requalificação do espaço público envolvente aos blocos habitacionais. O projeto, com um custo de execução estimado de 520 mil euros, prevê a reconversão e qualificação dos passeios, o ordenamento do estacionamento automóvel (criação de 4 lugares para veículos de condutores com mobilidade condicionada), a colocação de mobiliário urbano coletivo, a colocação de suportes para bicicletas, a relocalização de escadas em pontos de ligação entre blocos, a implementação de passadeiras sobre-elevadas para redução da velocidade na rua Dr. António Teixeira de Melo, a redefinição dos espaços verdes junto aos edifícios,
entre outras melhorias.
Também as zonas de circulação pedonal serão reorganizadas, de forma que cumpram os critérios normativos para a mobilidade reduzida em meio urbano.
Está igualmente prevista a demolição de apropriações indevidas e de espaços verdes com vegetação inadequada que acumula lixo, situação que provoca a propagação e infestação de roedores.
A informação sobre esta visita de trabalho está a ser apenas agora divulgada em virtude do cumprimento da Lei n.º 72-A/2015.
