
Uma iniciativa ímpar que atraiu a Matosinhos alguns dos maiores nomes nacionais do universo da restauração. O Congresso Nacional de Gastronomia “Matosinhos à Mesa” foi, de facto, uma aventura bem sucedida da Câmara Municipal. Durante estes quatro dias, passaram pelo Espaço Gourmet cerca de vinte mil visitantes.
Nada foi deixado ao acaso. Os comissários responsáveis pelos conteúdos do congresso, bem como a autarquia, tiveram a preocupação de trazer à iniciativa um conjunto de intervenções de alto nível, capaz de definir tendências com significado num mercado onde vários sectores se cruzam. A Gastronomia, que em Portugal há muito se posiciona para adquirir, em definitivo, o estatuto de Património Cultural, congrega sectores como a restauração, hotelaria, turismo, pesca, produção rural… E é com o intuito de sentar “à mesma mesa” algumas das principais figuras desses vários sectores que a autarquia entendeu ser hora de tratar as matérias com a dignidade de um congresso profissional e científico.
Houve, contudo, a preocupação de envolver a população numa iniciativa que, afinal, se dedica a um tema que tanto diz à comunidade matosinhense. O Espaço Gourmet, criado numa tenda própria junto aos Paços do Concelho, nasceu com essa mesma intenção: convidar o grande público a usufruir de novas experiências, de diferentes texturas, aromas ou cores, ou de entrar em contacto com temáticas ligadas à restauração ou simplesmente assistir a um show cooking, um espectáculo gastronómico a que vale a pena assistir, sobretudo, quando falamos de grandes profissionais da área, como Victor Claro, Chefe Executivo de Cozinha do Restaurante Degusto, que mostrou a sua arte de bem cozinhar pelas 17 horas de sábado, dia 19 de Maio, ou de Luis Lavrador, Chefe Executivo de Cozinha e Coordenador da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra que também brilhou na pequena cozinha criada para o efeito no Espaço Gourmet.
No domingo, outros três nomes brilharam com os seus shows cooking: Ricardo Teixeira Coelho e Luís Américo, ambos Chefes Executivos de cozinha, e o Chefe Hélio Loureiro, do Solinca e da Selecção Nacional de Futebol. Este último, foi particularmente interessante, por ser um show cooking dirigido a crianças. Hélio Loureiro, um dos comissários deste Congresso, explicou à jovem plateia a importância de uma alimentação saudável e variada.
Prova de chá, com Octávio Costa, prova de espumantes com o enólogo Jorge Sousa Pinto, prova de azeites, com Catarina Fernandes, provas de vinhos com Fernando Melo, prova de vinhos do Porto com José Manuel Sousa Soares, prova de águas com Belmiro Couto da Confraria da Água ou prova de chocolates, da responsabilidade da Arcádia, foram muitas as surpresas que fizeram parte do programa de actividades paralelas.
Uma palestra sobre o Sal, com Rui Simeão, produtor de sal de Tavira, uma sessão de Etiquetas e Boas Maneiras, com Paula Bobone e uma palestra sobre as diferentes formas de estar à mesa ao longo dos séculos com Manuel Engrácia Antunes, assistente da Universidade do Porto do curso da História da Arte, foram a componente temática de um vasto programa que cumpriu perfeitamente a tarefa de cativar um vasto público que, durante estes dias, também teve a oportunidade de passear pelo espaço dedicado à Romaria do Senhor de Matosinhos.
Uma aventura bem sucedida e a repetir. Foi esta a mensagem que o Dr. Nuno Oliveira, vice-presidente da Autarquia e responsável pelo Pelouro do Turismo deixou em tom de balanço de uma experiência positiva que marcou o arranque das Festas do Senhor de Matosinhos.