Salão Nobre dos Paços do Concelho acolhe debate sobre as competências para o futuro.
Organizada pela Advancis Business Services e pela INOVA+, em cooperação com a Associação Portuguesa de Gestão das Pessoas (APG), a conferência é dedicada ao futuro da educação e à formação contínua, integrando o projeto LLL-Hub (Lifelong Learning Hub), em curso de 2013 a 2016, e que envolve dez parceiros de oito países europeus.
Especialistas debatem hoje, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a aprendizagem ao longo da vida, nomeadamente os projetos já em curso que representam boas práticas de inovação educativa, os caminhos, os atores, as políticas e as comunidades que farão avançar a educação do futuro.
Na sessão de abertura, o Presidente da Câmara referiu as complexidades dos instrumentos agora ao nosso dispor graças à evolução tecnológica, das exigências e dos sentimentos. Para o edil, apesar de tudo o que se conquistou relativamente às gerações anteriores, a expetativa emocional não concretizada leva origina um sentimento de frustração e de deceção. Assim, Guilherme Pinto justifica a não participação dos cidadãos na vida da sua comunidade com o desinteresse. “Temos que dar resposta a estas complexidades e a resposta tem que vir da educação. Temos que seduzir para a aprendizagem para que os jovens gostem de aprender. É preciso plantar uma semente de curiosidade”, disse o autarca.
Os programas “A ler vamos” e “Matiga”, a Escola de Segunda Oportunidade e as Novas Oportunidades foram alguns exemplos dados pelo Presidente da Câmara de Matosinhos com vista ao sucesso escolar e à integração social.
Além de Guilherme Pinto, marcou presença na conferência o Vereador da Educação, António Correia Pinto.
Ao longo do dia, haverá um conjunto de sessões de debate sobre o futuro da educação ou a educação para o futuro, a aprendizagem para todos, a aprendizagem em comunidade, as organizações aprendentes e as competências para o século XXI.
Na sessão de encerramento haverá um painel dedicado às crianças e jovens sobre a escola que gostariam de ter.