Frente Atlântica do Porto junta-se ao Fórum GOVINT para resolver problemas sociais.
Os problemas sociais estão hoje em debate na Universidade Católica Portuguesa, numa conferência no Porto dedicada à Governação Integrada com a participação dos três municípios da Frente Atlântica do Porto (Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia).
Matosinhos esteve representado pela Vereadora da Ação Social da Autarquia, Lurdes Queirós, e pela presidente da Assembleia Municipal, Palmira Macedo.
A conferência é organizada pelo Fórum para a Governação Integrada (GOVINT), uma rede informal de cooperação de instituições públicas e privadas que, através da partilha de recursos e da parceria estratégica, pretende uma gestão mais eficaz e eficiente de problemas sociais complexos através de modelos de governação integrada, baseados em relações interorganizacionais de colaboração.
A pobreza extrema e os sem-abrigo, as crianças e jovens em risco, o desemprego, territórios vulneráveis, o isolamento de idosos são alguns dos problemas sociais abordados do ponto de vista da governação integrada na educação e formação, na intervenção social e na saúde.
A Vereadora da Ação Social defendeu a necessidade de “alterar o paradigma”. “Temos que trabalhar todos juntos. Quando falamos das questões sociais, somos sempre poucos. Por isso, temos de ser parceiros. A Governação Integrada não é mais do que trabalhar em equipa. Em Matosinhos, já fazemos isso há muito tempo”, disse Lurdes Queirós.
Os três municípios da Frente Atlântica do Porto tornaram-se membros do GOVINT.