Alunos da Escola Superior de Arte e Design lançarão ideias para requalificação do Parque Urbano de Real.
Realizou-se esta tarde, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a conferência “Espaço de Proximidade – Intervir no Parque Urbano de Real” que contou com a presença dos arquitectos Manuel Graça Dias e Maurizio Vogliazzo e do Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto.
Esta conferência foi o ponto de partida para o projecto de colaboração entre o Pelouro do Ambiente da Autarquia e a Escola Superior de Arte e Design (ESAD) para a requalificação do Parque Urbano de Real. Os alunos serão convidados a apresentar propostas, até ao final do ano lectivo, para tornar este espaço verde de cerca de quatro hectares mais apelativo ao passeio e à travessia. O projecto finda com a eleição da melhor proposta, em Junho/Julho, e a sua execução decorrerá durante o verão. A obra de requalificação estará a cargo da Câmara Municipal de Matosinhos e a sua apresentação pública está prevista para o início do Outono.
O responsável pela orientação do projecto será o arquitecto Mauruzio Vogliazzo. Esta escolha prendeu-se com dois factores: o seu longo percurso de estudo e ensino na área do projecto ambiental na Facoltá di Architettura / Politecnico di Milano; e a sua forte relação de proximidade e experiência com a ESAD, de colaboração na intervenção no Jardim das Sete Bicas, na Senhora da Hora.